TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo inflamatorio

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 3

SITUAÇÃO PROBLEMA – 2

Na rotina de hospitais e clínicas veterinárias é frequente o atendimento de casos de doenças infecciosas em cães.

Essas doenças de natureza infecciosa podem causar um quadro de inflamação nos tecidos afetados resultante da agressão gerada por agentes etiológicos distintos e, portanto o diagnóstico clínico presuntivo não é definitivo. No animal comprometido pode-se observar dor regional, edema, rubor, e as vezes perda da função.

Naturalmente o quadro clínico de natureza inflamatória resulta na saída de liquido e células dos vasos. Ainda pode ocorrer um processo de defesa via anticorpos. Tal resposta imunológica visa o combate dos principais agentes etiológicos envolvidos no processo de agressão, como as Bactérias; os Fungos (leveduras e bolores) e os Vírus.

O vírus é considerado um parasita intracelular obrigatório, ou seja, se multiplica no interior das células dos organismos e consequentemente, a qualidade da resposta imunológica de defesa a este tipo de infecção altamente invasiva deve ser sofisticada. O sistema imune busca impedir a adsorção viral. Contudo, o agente agressor possui mecanismos de evasão desta resposta, mecanismos estes intimamente associados ao tipo de ácido nucléico e ao seu tropismo que contribuem diretamente para a infecção da célula animal.

A resposta de defesa do organismo nem sempre resulta na resolução da infecção fazendo com que o Medico Veterinário lance mão do uso de antimicrobianos, conduta esta que quando mal empregada pode resultar na seleção de microrganismos resistentes e, consequentemente, o surgimento de doenças reincidentes.

QUESTÕES PARA PESQUISA:

1. As bactérias E. coli podem estar envolvidas como agente etiológico responsável por uma doença infecciosa nos cães. Cite as principais diferenças que permitem diferenciar as bactérias e os fungos.

2. A Malassezia pachydermatis é um fungo leveduriforme que pode acometer o conduto auditivo e causar um quadro de otite externa. Cite as características macroscópicas e microscópicas que permitem diferenciar os fungos leveduriformes e os fungos filamentosos.

3. As bactérias resistentes necessitam sofrer uma alteração no seu material genético para estabelecer uma modificação na sua estrutura ou no metabolismo e superar a ação dos antibacterianos. Explique como as bactérias podem sofrer alterações no seu material genético.

4. Quais as principais características de um processo inflamatória?

5. Qual o efeito da saída de líquido dos vasos no local da inflamação?

6. Quais os tipos de anticorpos e a sua respectiva função durante o processo de defesa do organismo?

7. Como são produzidos os anticorpos?

8. Quais as primeiras células de defesa que saem dos vasos sanguíneos durante o processo inflamatório?

9. O que seria um vírus e por que são considerados parasitos intracelulares obrigatório.

10. Desenhe ou esquematize uma partícula viral ressaltando os seus principais componentes e as suas respectivas funções?

11.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com