TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proteção Respiratoria

Artigo: Proteção Respiratoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/2/2014  •  9.796 Palavras (40 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 40

CAPITULO I - POLÍTICA DA EMPRESA E RESPONSABILIDADES

PREÂMBULO

De acordo com a Portaria número 1 de 11 de Abril de 1994, emitida pelo Ministério do Trabalho, cujo conteúdo estabelece um regulamento técnico sobre uso de equipamentos de proteção respiratória, todo empregador deverá adotar um conjunto de medidas com a finalidade de adequar a utilização de equipamentos de proteção respiratória - EPR, quando necessário para complementar as medidas de proteção eletivas implementadas, ou com a finalidade de garantir uma completa proteção ao trabalhador contra os riscos existentes nos ambientes de trabalho.

POLÍTICA DA EMPRESA

Esta empresa tem como meta primordial assegurar que todos os seus trabalhadores. no desempenho de suas atividades profissionais tenham suas condições de saúde preservadas. Todos os locais de trabalho onde haja a possibilidade de liberação de contaminantes atmosféricos, tais como: poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases e vapores; ou haja potencial para a atmosfera ser deficiente em Oxigênio; serão avaliados e os trabalhadores monitorados de tal forma que sejam obtidos dados e informações suficientes para identificar níveis de exposição que possam ser prejudiciais à saúde de trabalhador exposto.

Nos casos em que sejam identificados tais riscos esta política estabelece que devem ser implantado, um ou mais dos seguintes métodos de controle, de acordo com a hierarquia abaixo :

1) Substituição das matérias-primas utilizadas por substâncias que sejam comprovadamente menos tóxicas;

2) Alteração no processo produtivo de forma a eliminar ou reduzir esta exposição a níveis aceitáveis. • isolamento do trabalhador ou do processo produtivo de modo a diminuir ou eliminar a exposição ; implantação de sistemas de ventilação ambiental ou local exaustora para diminuição da concentração dos contaminastes;

3) Adoção do uso de equipamento individual de proteção respiratória, de acordo com os critérios técnicos e administrativos estabelecido neste documento.

RESPONSABlLIDADES:

1. Diretoria da Empresa

É responsabilidade da Diretoria da Empresa, determinar as atividades específicas requerem o uso de - equipamento de proteção respiratória. Deve ainda fornecer o respirador conveniente e apropriado para cada atividade específica, acompanhado de treinamento e instruções detalhadas sobre o seu uso.

2. Gerência e Supervisão

É responsabilidade da Gerência / Supervisão de cada área, assegurar que todas as pessoas sob seu controle estão informadas sobre a necessidade do uso de EPR para execução das atividades que a requerem o uso de tais equipamentos, conforme determinado no capitulo Seleção de Respiradores .Devem ainda assegurar que seus subordinados sigam rigorosamente todas as determinações do programa de proteção respiratória, incluindo inspeção e manutenção dos respiradores. E também. responsabilidade da Gerência , Supervisão estabelecer medidas disciplinares para aqueles que não atenderem estas determinações.

3. Usuários de respiradores

É de responsabilidade dos trabalhadores das áreas atividades que necessitem o uso de EPRs, que utilizem corretamente o respirador indicado, seguindo as instruções fornecidas durante o treinamento. É também sua responsabilidade a manutenção, guarda e limpeza do equipamento, mantendo-o sempre em boas condições de uso. A Empresa proverá os meios para que essa manutenção seja realizada.

CAPÍTULO II - ADMINISTRAÇÃO DO PROGRAMA DE PROTEÇÀO RESPIRATÓRIA

As seguintes pessoas tem responsabilidade total pela administração do programa de proteção respiratória na empresa :

Nome : ...............................................................................

Cargo : ...............................................................................

Departamento : ..................................................................

Assinatura : .......................................................................

Esta pessoa tem a autoridade para agir sobre todas as matérias relacionadas a administração e operação do programa de proteção respiratória. Todos os trabalhadores, departamentos operacionais e de serviços deverão ser cooperativos no sentido de se conseguir a completa eficácia do programa suas responsabilidades incluem : medições, estimativas ou informações atualizadas sobre a concentração do contamínante na área trabalho; manutenção de registros e procedimentos escritos de tal maneira, que o programa fique documentado e permita uma avaliação de sua eficácia; avaliação da eficácìa do programa, através de um auditor. A PLANILHA DE CONTROLE DO PPR é a ferramenta básica para coleta e checagem dos dados do PPR e será mantida sempre atualizada .

Nome : ..................................................................................

Cargo : .........................................,........................................

Departamento : .....................................................................

Assinatura : ........................................................................,..

A pessoa acima relatada tem a função de auditor do PPR , sua função é zelar para que o PPR seja cumprido em sua íntegra, relatando à direção da empresa qualquer irregularidade que possa comprometer o andamento do programa ou a integridade da empresa. Suas inspeções devem ser periódicas e seguidas de um relatório de conformidade ,

CAPÍTULO III - AVALIAÇÃO MÉDICA

Todos os trabalhadores que forem incluídos no programa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com