TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicomotricidade Aplicada à Terceira Idade Na Clinica E Em Centro De Convivência

Pesquisas Acadêmicas: Psicomotricidade Aplicada à Terceira Idade Na Clinica E Em Centro De Convivência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  1.139 Visualizações

Página 1 de 4

PSICOMOTRICIDADE E A GERONTOLOGIA: UMA PROPOSTA DE ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA PREVENTIVA.

O ENVELHECIMENTO E A PSICOMOTRICIDADE

A velhice envolve dois processos, sendo um fisiológico, (denominado senescência) e outro metabólico (chamado de senilidade). Envelhecer é viver, viver é mover-se, essa afirmativa é tomada como base para as justificativas de programas de prevenções e de reabilitação psicomotora (Fonseca, 1998).

O envelhecimento é um processo contínuo e inevitável, que constitui uma etapa da vida onde é preciso estudar, tendo em vista que ocorre uma série de modificações que necessitarão de adaptações. Tais modificações somáticas, psíquicas, psicomotoras serão combatidas com medidas reabilitativas ativas e preventivas. Em tal sentido a psicomotricidade pode exercer um efeito principalmente preventivo (FONSECA, anais 1998.)

Todo indivíduo idoso tem sua carga de experiência própria, é um ser especial, único e tem o direito de ser tratado como tal, ter total liberdade para explorar todo o universo em que viveu durante o longo dos anos, seja ele normal ou portador de alguma limitação. A realização de uma proposta de atuação da Fisioterapia Preventiva na psicomotricidade em idosos é de responsabilidade daqueles que formam o mundo atuante da promoção da saúde, e dos cuidadores e/ou familiares que convivem no dia-a-dia do idoso. Pois é neste ambiente de integração, que o individuo tem a oportunidade de desenvolver seu lado psicomotor, sua capacidade física, mental e social, fazendo com que haja uma melhora na qualidade de vida. Isso ajuda a combater e /ou prevenir a instalação de doenças físicas e mentais, despertando assim, o desejo de agir, ou reagir sobre os estímulos que lhe são oferecidos, e voltando a se sentir parte da sociedade em que vive, como peça fundamental.

Desse modo, torna-se compreensível a importância de uma proposta de atuação da Fisioterapia Preventiva na psicomotricidade em idosos, como forma de proporcionar à estes uma melhora no âmbito relacionado a promoção da saúde e, principalmente, a qualidade de vida desses idosos por meio da potencialização de suas capacidades, não esquecendo de levar em consideração suas necessidades e características biopsicossociais desses indivíduos.

O papel da fisioterapia é promover atitudes e atos de uma forma global, atuando como resultado a uma excelente estado de saúde, no aspecto funcional como na melhoria da qualidade de vida. Trata-se de uma filosofia holística que tem por objetivo estabelecer o equilíbrio entre o corpo, o individuo, o ambiente e a cultura. O fisioterapeuta deve dar o exemplo, mantendo hábitos de vida sadios e promovendo essa filosofia de promoção de saúde.

Em pessoas idosas, com dificuldades posturais e de locomoção, deve-se realizar movimentos de forma sistemática, porém com condutas psicomotoras que sucederão movimentos especificamente humanos, com o intuito de serem realizados de forma consciente, intencional e sensível (BARROS, 2001.2).

A atividade psicomotora é absorvida pela maioria das pessoas, em gradientes progressivos da mais simples para a mais complexa atividade. Tais atividades irão estimular o raciocínio e possibilitam recursos ilimitados de ações.

UMA PROPOSTA

Esta proposta tem fundamentação teórica em pesquisas realizadas por MASSUE (1998) e BARROS (2001.1), em aplicação de atividades psicomotoras em idosos, foi elaborada uma proposta de atuação da fisioterapia preventiva. O intuito dessa pesquisa é propor um trabalho interdisciplinar entre a fisioterapia preventiva e a psicomotricidade, onde juntas, as duas áreas de atuação, trabalhem em prol da melhoria da qualidade de vida do idoso.

A atuação proposta nesse estudo, visa oferecer ao idoso (portador ou não de patologia), uma melhor qualidade de vida através da valorização das atividades de caráter preventivo, mantendo os movimentos ainda existentes do idoso, trabalhando esquema e imagem corporal; Recuperar e/ou conservar, de forma mais funcional possível às condutas psicomotoras, exercitando as funções musculares e cárdio-respiratórias e promovendo orientações posturais; Melhorar e aprimorar os conhecimentos de si e a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com