TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clínicas de Estética x Centros de estética

Artigo: Clínicas de Estética x Centros de estética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  Artigo  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 4

Clínicas de Estética x Centros de estética

A diferença entre clínicas de estética e centros é que a Legislação de Saúde exige das clínicas de estética a existência de médicos no estabelecimento atuando como responsáveis técnicos, portanto se a empresa se denominou como clínica de estética deverá ter um responsável técnico que seja médico.

A norma objetiva assegurar que as intervenções cirúrgicas, mesmo de pequeno grau, só serão realizadas com a existência de médicos, pois as clínicas de estética que assim procedem recebem licença para realizar cirurgias plásticas e/ou outras intervenções cirúrgicas.

Clientes da clínica de estética

Para atender uma clientela exigente e cada vez mais informada, as clínicas de estética devem criar um ambiente agradável de ética e responsabilidade, pacientes e funcionários devem sentir que o ambiente é antes de tudo, um espaço de saúde e que a estética exige um processo profissional e sério.

O cliente de uma clínica de estética deve ser tratado com respeito, dignidade e seriedade desde a recepção ou telefonema domiciliar.

A despeito da aparência física ou natureza do tratamento, as clínicas de estética atualmente são frequentadas por pessoas de ambos os sexos e classe social e com tratamentos cada vez mais peculiares, portanto, o que deve prevalecer é o respeito e a ética.

Concorrência da clínica de estética

Sem dúvida, devido ao avanço tecnológico e aumento de profissionais qualificados para o trabalho com estética e aumento no mercado consumidor puxado também pela classe C, faz do setor cada vez mais atraente para novos empreendedores, daí a concorrência ser tão acirrada.

Antes de driblar a concorrência e eleger possíveis estratégias, os empresários devem analisar a sua concorrência, antes de partir para um plano de ação da clínica de estética.

A concorrência deve ser analisada quanto ao produto/serviço oferecidos, quanto aos métodos gerenciais, quanto ao desempenho, publicidade, vantagem competitiva e outros fatores.

É necessário estudar no que a concorrência é melhor do que o estabelecimento e assim aprender o que deve ser melhorado e o que a clínica de estética pode realizar para diferenciar produtos e serviços e encantar o cliente.

Não se trata de vencer o concorrente, mas de aprender com bons exemplos de boas empresas do ramo ou não e de aplicar ao dia a dia da clínica de estética e, na maneira do possível, sem perder o foco, diversificar, agregar valor e encantar o cliente.

Muitas empresas saem ganhando por aprender com outras empresas e assim realizar um benchmarking proveitoso com o objetivo e o oferecimento de serviços com maior qualidade.

Investimentos em uma clínica de estética

A clínica de estética exigirá investimentos iniciais com estrutura, equipamentos, despesas administrativas e de organização. Entre os investimentos que serão feitos para estrutura estão os balcões de atendimento, depósitos e projetos com design, decoração e identidade visual.

Todo o investimento com máquinas, equipamentos e imóvel está em torno de R$200.000,00, incluindo capital de giro.

Marca própria em uma clínica de estética

O empresário deve registrar marca própria e patentes de novas técnicas ou tecnologias inventadas.

No site do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), os empresários poderão registrar sua marca e assim adquirir maior segurança nas atividades que lhe são próprias; ou se exerce técnicas que já são utilizadas no mercado, deverá ter marca certificada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com