TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psoriase

Tese: Psoriase. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Tese  •  1.176 Palavras (5 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 5

Psoríase

A psoríase é uma doença inflamatória, crônica, recorrente e relacionada com transmissão genética ( ELDER at AL., 1994 apud CARNEIRO , 2007) Ocorre em aproximadamente em 2% da população do mundo, onde 0,2 % japoneses, 0,97% em países sul americanos e 1,5% no Reino Unido( GELFAND et AL., 2005 apud CARNEIRO, 2007). Segundo (CARNEIRO, 2007) “é mediada pelos linfócitos T e se caracteriza por lesões erimatoescamosas que comprometer apenas os joelhos e cotovelos, mas também podem afetar as faces estensoras dos membros, o tronco e o couro cabeludo, comprometendo também as unhas e as articulações. A tríade formada pela diferenciação epidérmica anormal com hiperproliferação queratinocítica, a inflamação imunológica mediada por linfócitos T e um ambiente genético com herança poligênica promovem as alteração da psoríase.”

A pele contem uma variedade de tipos celulares e mediadores que juntos constituem seu sistema imune e desenvolvem a proteçao do corpo humano contra agentes externos (BOS et AL, 2006 apud RODRIGES & TEIXEIRA, 2009) Embora a ativação do sistema imune seja um fenômeno de proteção que visa remover antígenos, tantos mecanismos mediados por células podem resultar em dano inflamatório crônico ao tecido e iniciar um estado patológico como o da psoríase. (GALADARI & SHARIF, 2005 apud RODRIGUES & TEIXEIRA, 2009)

O tipo mais comum da doença é a psoríase em placa ou vulgar, ocorrendo em mais de 80% dos casos. Já a psoríase gutata ocorre em aproximadamente 10% dos pacientes e a psoríase eritrodérmica e pustular em menos de 3% cada uma (RIE; GOEDKOOP; BOS, 2004). As unhas podem ser afetadas e, em 8 a 10% dos casos as articulações, causando a psoríase artropática (PITA, 2003).

A função normal da pele é proteger o corpo. As células epiteliais são programadas para o crescimento com o objetivo de renovar a pele de forma contínua, lenta, invisível. Esse ciclo de renovação leva aproximadamente um mês - do nascimento a morte das células. Na pele lesionada é desencadeado um processo chamado maturação regenerativa, onde as células são produzidas numa taxa mais alta, ocorre aumento da irrigação sangüínea e inflamação local (SABBAG, 2006).

Na psoríase a regeneração da pele está alterada. Os queratócitos mudam do programa de crescimento normal para o de maturação regenerativa acelerando o processo. Assim, as células são produzidas e levadas à superfície sem que haja tempo para descamação das células mortas, as quais se acumulam formando as lesões típicas da doença. As placas esbranquiçadas que cobrem as lesões são compostas por células mortas e a eritrodermia pelo aumento da irrigação sangüínea (PITA, 2003).

Lipp (2003) salienta que, por um lado, a psoríase está relacionada à conseqüência do stress, pois muitos pacientes referem desencadeamento ou piora das lesões a partir de situações estressantes. Por outro lado, a psoríase está freqüentemente vinculada ao desencadeamento de stress emocional pelo constrangimento em relação às próprias lesões da doença.

Russo, Ilchef e Cooper (2004), referiram que a psoríase estava associada com uma variedade de problemas psicológicos, incluindo baixa auto-estima, disfunção sexual, depressão e ideação suicida. Acrescentaram a importância de os clínicos considerarem os aspectos psicológicos que envolvem essa doença.

Os dados da literatura na área mostram a estreita relação entre os aspectos psicológicos, emocionais e o stress no aparecimento e agravamento da psoríase. Ressaltam que o clínico deve olhar para o paciente e considerar seu estado emocional, assim como sugerir tratamento psicoterápico a fim de colaborar para a melhora do quadro clínico, bem-estar e qualidade de vida dos portadores dessa doença estigmatizante. (SILVA , 2007)

Diagnóstico

O diagnostico da psoriase em geral e simples e baseia-se apenas no historico do paciente e sua clinica, mas se necessário pode-se fazer biopsia para confirmacao (SABBAG, 2006). Os testes laboratoriais nao tem grande utilidade, a nao ser como auxiliar no diagnostico diferencial (Sociedade Brasileira de Dermatologia - SDB, 2006). A observacao de caracteristicas como bordas externas bem delimitadas ou com halo esbranquicado (sinal de Woronoff); escamas espessas e prateadas (sinal da vela); inflamacao; presenca de pontos de sangramento apos raspagem (sinal do orvalho sangrante ou de Auspitz) sao aspectos que auxiliam no diagnostico diferencial da psoriase (CBP, 2007).

Tratamento

Nao existe cura para psoriase. A estrategia do tratamento e minimizar a severidade da lesao melhorando a qualidade de vida do paciente (PELC; MARCINKIEWICZ, 2007). Ha um grande leque de tratamentos para a psoriase, sendo fundamental primeiramente o diagnostico diferencial de forma a afastar a possibilidade de outras patologias (BEZERRA, 2007). As diferentes opcoes de tratamento para psoriase variam quanto a modalidade, mecanismo de acao, toxicidade e eficacia. A escolha da terapia mais adequada e influenciada pela severidade e localizacao da doenca; eficacia, tempo de uso e efeitos colaterais do medicamento; acessibilidade ao tratamento alem da preferencia do paciente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com