TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRINCIPAIS DOENÇAS/DISFUNÇÕES DA PELE: Acne, Psoríase, Câncer de Pele e Envelhecimento Cutâneo

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.280 Palavras (14 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 14

        


Universidade Norte do Paraná

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL

        MARLENE ANDRADE DE SOUSA

AS PRINCIPAIS DOENÇAS/DISFUNÇÕES DA PELE:

Acne, Psoríase, Câncer de Pele e Envelhecimento Cutâneo

Boa Vista/RR

Outubro de 2014


MARLENE ANDRADE DE SOUSA

AS PRINCIPAIS DOENÇAS/DISFUNÇÕES DA PELE:

Acne, Psoríase, Câncer de Pele e Envelhecimento Cutâneo

Trabalho de Produção Textual Interdisciplinar – Individual apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral no Bloco Curricular Básico: Saúde, Estética e Imagem Pessoal.

Boa Vista/RR

Outubro de 2014


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO...............................................................................................................03
  1. DESENVOLVIMENTO.................................................................................................04
  1. Acne...................................................................................................................04
  2. Câncer de Pele...................................................................................................05
  3. Psoríase............................................................................................................. 08
  4. Envelhecimento Cutâneo...................................................................................09
  1. CONCLUSÃO.................................................................................................................12

1. INTRODUÇÃO

A pele é o maior órgão do corpo humano, ela é complexa e é nossa primeira barreira contra agressões externas, uma de suas principais funções é proteger nosso organismo. A pele é também afetada por diversos tipos de doenças, doenças essa que os profissionais de estética se deparam no decorrer de seu trabalho. Devido ao alto número na procura pelo belo, a busca do corpo-perfeito, houve um aumento significativo de pessoas em centros de estética, e consequentemente, com o este aumento, surge o alto índice de doenças/disfunções dermatológicas. Com a crescente procura de tratamentos em centros de estéticas temos a necessidades de conhecermos, no mínimo, as doenças mais comuns encontradas nessa área.
Doenças que vamos estudar no decorrer deste trabalho. Estão entre as doenças/disfunções de pele mais frequentes em centros de estética, a acne, psoríase, câncer de pele, envelhecimento cutâneo.

Desta forma, poderemos saber quando e como tratar, no caso de disfunções como a acne, ou encaminhar a um profissional competente para o devido tratamento, oferecendo segurança a nossos clientes.


2. DESENVOLVIMENTO

As doenças de pele são muito frequentes e motivo de procura de ajuda, mas nem sempre o Dermatologista é a opção inicial.

Algumas doenças são autoresolutivas e não necessitam de qualquer intervenção terapêutica, mas o diagnóstico tranquilizador do Dermatologista pode ser decisivo para o paciente.

Algumas doenças representam apenas um defeito estético que pode ser corrigido por técnicas de dermocosmética (Lêntigos actínicos e outros sinais do fotoenvelhecimento).
Outras são doenças crônicas e motivo de grande impacto na qualidade de vida e, mesmo que não tenham cura definitiva, o tratamento dermatológico pode aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.

Outras doenças cutâneas podem ser fatais se não for feito um diagnóstico dermatológico a tempo.  Outras lesões cutâneas podem ser importantes, não por si, mas porque são reveladoras de doença interna grave.

2.1 ACNE

A acne é uma dermatose que provoca o surgimento de cravos, espinhas, cistos, caroços e cicatrizes. Não chamamos uma única espinha de acne, mas, sim, o conjunto dessas manifestações muito comuns na adolescência – estima-se que entre 35% e 90% dos jovens nessa faixa etária sofram do problema. As formas mais graves da acne são mais comuns no sexo masculino e as mais persistentes, no feminino, devido, principalmente à alta frequência dos distúrbios endócrinos.

As manifestações da acne ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilossebáceo, que são poros existentes na pele. Nestas condições favorecem a proliferação de microorganismos, resultando na formação de pequenos pontos brancos ou negros elevados sobre a pele, denominados “comedões”. A medida que a glândula continua a secretar sevo e a via de saída está obstruída, as paredes laterais da glândula dilatam-se. O “comedão” transforma-se, então em espinha. Neste estágio a acne é considerada leve com poucos sinais inflamatórios, chamada de acne comedoniana ou grau I.

Com a obstrução do “poro” pode ocorrer proliferação bacteriana dentro da glândula sebácea, resultando em inflamação e infecção dentro e ao redor dos folículos pilossebáceos. Esta formação recebe o nome de pápula e quando possui secreção purulenta de pústula. A presença de pápulas e pústulas superficiais e profundas caracterizada, respectivamente, a acne pápulo-pustulosa superficial (grau II) e profunda (grau III).

Quando ocorre o desenvolvimento de lesões mais graves em forma de nódulos ou cistos trata-se de acne nódulo-cística ou grau IV.

A idade e a existência de histórico familiar, geralmente são espontâneas, no final da adolescência ou da segunda década de vida. A acne não faz distinção de classe social. A influência genética é muito grande, tanto que se acredita que ela seja maior quanto maior for o grau de dermatose, para a acne grau I, essa participação é de 88%, para o grau II, 86%, para o grau III, 100%. E em indivíduos sem acne a ocorrência familiar é de 40%.

Tratamento da Acne: Praticamente todos os casos de a cne podem ser controlados, e alguns se resolvem espontaneamente. O tratamento pode ser tópico, com o uso de produtos contendo peróxido de benzoíla, ácido retinóico e seus derivados, antibióticos e ácido salicílico, bem como loções adstringentes e esfoliantes. Além dos produtos de uso tópico, há outras estratégias que podem ser utilizadas pelo dermatologista para obter resultados mais efetivos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (193.3 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com