TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Queijo

Trabalho Escolar: Queijo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  1.910 Palavras (8 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 8

QUEIJO PARACATU FATIADO

O queijo é um alimento derivado a partir do leite, constituído de proteínas, lipídios, carboidratos, minerais, cálcio, fósforo e vitaminas A, B2, B9, B12 e D, sendo apontado como um dos alimentos de maior valor nutricional.

Fazendo um passeio pelo supermercado é fácil observar as variedades de marcas e tipos de queijos expostos nos freezers. A classificação dos queijos é baseada em suas diversas características como consistência, tipo de coagulação, teor de gordura, tipo do leite, tempo de cura, dentre outras.

EMBALAGEM E RÓTULO

Placa de isopor fino e papel filme envolvendo todo o alimento é placa. O rótulo continha informações sobre peso, peso da embalagem, informações nutricionais, validade, data da embalagem (consumir em até três dias depois de embalado), marca e preço de acordo com o Inmetro.

VALORES NUTRICIONAIS

Comparação entre uma tabela de referência da ANVISA(Tabela 1) e a tabela do próprio produto (Tabela 2).

Tabela 1 – Modelo de Rótulo de Queijo Mussarela

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Porção de 30g (2 fatias médias)

Quantidade por porção

. . % VD (*)

Valor energético 84 kcal = 353 KJ 4 %

Carboidratos 0,7 g 0 %

Proteínas 5,8 g 8 %

Gorduras Totais 6,5 g 12 %

Gorduras Saturadas 4,0 g 18 %

Gordura trans Sem informação -----

Fibra Alimentar 0 g 0%

Sódio 110 mg 5 %

* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

Fonte: http://www.anvisa.gov.br/alimentos/rotulos/leite/mussarela.htm

Tabela 2 - Rótulo de Queijo Mussarela Paracatu Fatiado K

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Porção de 30g (1 fatia )

Quantidade por Porção

%VD (*)

Valor Energético 91 Kcal = 382 KJ 5%

Carboidratos 0,0 g 0%

Proteínas 7,0 g 9%

Gorduras Totais 7,0 g 13%

Gorduras Saturadas 5,0 g 23%

Gorduras Trans 0,0 g **

Fibra Alimentar 0,0 g 0%

Sódio 210 mg 9%

* % Valores diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

**VD não estabelecido

Embalado: 23/03/2013

Validade: 27/03/2013

Peso (L) 0,174 Kg

Os valores na tabela (informação nutricional) de referência estão quase que equiparados na tabela (informação nutricional) do queijo mussarela paracatu, com exceção da porcentagem do sódio que está muito acima do estabelecido pela tabela de referência, (Tabelas 1 e 2),(Rotulagem nutricional obrigatória).

Nas características sensoriais: a consistência estava semisuave, com textura elástica, com cor branca a amarelado, com sabor Láctico, pouco desenvolvido, segundo o conteúdo de umidade, matéria gorda e grau de maturação, estando dentro do padrão estabelecido {Regulamento Técnico para fixação de identidade e qualidade do queijo Mozzarella (Muzzarella ou Mussarela)}.

As condições de conservação e comercialização do queijo mussarela estava entre 0ºC a 10ºC estando dentro do valor de conservação de menos 12ºC conforme valor estabelecido {Regulamento Técnico para fixação de identidade e qualidade do queijo Mozzarella (Muzzarella ou Mussarela)}.

INGREDIENTES (COMPONENTES)

LEITE-Alimento rico em nutrientes como carboidratos, proteínas, lipídeos, sais minerais e vitaminas. É considerado o alimento mais completo que existe. Algumas pessoas adquirem intolerância a lactose na vida adulta o que pode acarretar diarréia, cólicas e dores abdominais, mas não e aconselhável deixar totalmente de lado o consumo de laticínios, por ser uma importante fonte de Cálcio.

CONSERVANTES:

Sorbato de Potássio-Usado na prevenção de fungos e leveduras. Seguindo as Boas Práticas de Fabricação não é irritante e nem prejudicial à saúde.

COAGULANTES - Substância responsável pela passagem do estado líquido do leite para o sólido. Podem ser de natureza física, química, bacteriana ou enzimática. Também usado para aumentar o rendimento.

O principal coagulante do leite é uma proteína chamada caseína.

LIPÍDIOS: São os responsáveis pela cremosidade dos queijos, sabe-se que existem alguns ácidos graxos livres formados durante a maturação, ajudam para a formação do aroma. Os lipídios dos queijos encontram-se sob a forma de emulsão, o que os tornam particularmente fáceis de serem digeridos.

O papel principal dos lipídios dos queijos sobre a saúde é difícil de ser avaliado, porque existem poucos estudos epidemiológicos a respeito. Sabe-se que são compostos de uma mistura de ácidos graxos saturados, mas também mono e poliinsaturados. O teor de ácidos graxos trans dos queijos depende fundamentalmente do leite utilizado e da região produtora. Vale notar ainda que nos queijos estão presentes dois ácidos graxos trans: o ácido vacênico e o ácido rumênico, os quais tem efeitos benéficos sobre a saúde (prevenção de câncer, aterosclerose e ação imunológica).

Os queijos, por suas propriedades nutricionais, ocupam um papel importante na alimentação de indivíduos em todas as idades. Como todo alimento, sua dosagem deve ser equilibrada adequada a cada faixa etária.

CARBOIDRATOS:

Os carboidratos que estão presente no queijo, é o açúcar lactose. Mas a maior parte da lactose do leite original usado para fabricar queijos é retirada durante o processamento. A pequena quantidade de lactose

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com