TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica Experimental

Trabalho Escolar: Quimica Experimental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório:

Como primeiro passo, utilizamos um recipiente vazio de, pesamos na balança como forma de identificarmos o peso inicial em que o resultado foi de 37,2g. Em seguida medimos 50 ml de gasolina e colocamos no mesmo recipiente, pesamos novamente e o peso final foi de 72,72g, subtraindo o peso inicial pelo final, o resultado foi de 35,52g de gasolina, então calculamos a densidade através da fórmula densidade = massa dividida pelo volume, e seu resultado foi d= 0,7104g/ml. O segundo passo medimos 50 ml de solução aquosa salina no mesmo recipiente e agitamos por um período de 3 minutos, em seguida transferimos a mistura das substancias para uma proveta e aguardamos por um período de 10 minutos para a reação. No terceiro passo observamos que após a reação o álcool separou da gasolina se misturando com a solução aquosa, então pudemos definir o volume do álcool, ao se separar da gasolina, havia mais solução aquosa salina com álcool q gasolina, na proveta a medida era de 61 ml de solução aquosa com álcool e 39 ml de gasolina, logo se colocamos 50 ml de cada substancia e após sua reação ocorreu isso, o volume de álcool só poderia ser de 11 ml. Em seguida aplicamos a regra de 3 para calcular o percentual em volume de álcool na gasolina comercial e chegamos ao resultado de que a porcentagem era de 22% de álcool presente na gasolina comercial, portanto essa gasolina está dentro do padrão permitido segundo a ANP, que é de 25%. Por ultimo observamos a montagem de uma destilação simples. Na destilação, a solução que vai ser destilada é colocada em um recipiente adequado no caso o balão, e vai sendo gradativamente aquecida até atingir o ponto de ebulição, momento em que muda de fase transformando-se em vapor, assim, o componente mais volátil transformado em vapor sobe e, ao passar pelo condensador, muda novamente de fase para líquido e é recolhido em uma Proveta. O componente menos volátil permanece no balão na forma de resíduo e o que passa pelo condensador se torna o destilado. Outro ponto em que reparamos é que antes da destilação o liquido era azul, e após a destilação da mesma o componente destilado era transparente.

Questionário:

1. A gasolina comercial é uma substância pura ou mistura? E depois de extraído o etanol? Justifique.

A gasolina comercial é uma mistura composta de centenas de hidrocarbonetos que têm entre 3 a 12 carbonos, provenientes de uma faixa de destilação do petróleo. Portanto, mesmo depois sendo extraído o etanol, continua sendo uma mistura.

2. Explique o fato de o etanol ser solúvel em gasolina e água enquanto água e gasolina são imiscíveis.

A mistura água-álcool também é um sistema homogêneo (monofásico), com propriedades diferentes daquelas das substâncias que a compõem (densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição, etc). O álcool contido na gasolina dissolve-se na água porque suas moléculas são polares como as da água. Isto é, aqui se aplica o dito "semelhante dissolve semelhante": substâncias polares dissolvem-se melhor em solventes polares e substâncias apolares dissolvem-se melhor em solventes apolares. Já a mistura água-gasolina é um sistema heterogêneo, bifásico. Ao adicionarmos a água na gasolina o álcool contido na mesma se ligou com a água, pois possuem maior afinidade pelo fato de ambos serem polares e fazerem ligações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com