TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE AULA PRATICA HEMATOLOGIA

Trabalho Universitário: RELATORIO DE AULA PRATICA HEMATOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/7/2014  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  8.351 Visualizações

Página 1 de 3

1.1 Coleta de sangue venosa

Introdução:

O sangue venoso é um sangue pobre em oxigênio e rico em gás carbônico. É usado para a maioria dos exames laboratoriais

.A coleta de sangue venoso pode ser feita por seringa ou sistema a vácuo.

É colhido, geralmente, na veia cubital, na dobra do antebraço.

A seleção de uma veia para a punção é facilitada pela palpação.

Em pacientes obesos pode ser mais fácil o acesso as veias do dorso da mão.

Essas veias são por vezes mais calibrosas do que as veias da dobra do cotovelo, porem são extremamente moveis, o que dificulta a penetração da agulha no seu interior. Além disso, a perfuração da pele no dorso da mão é mais dolorosa.

A coleta de sangue a vácuo é uma técnica segura e eficiente que utiliza um adaptador e um tudo com vácuo pré-calibrado. Tubos a vácuo para a coleta venosa são preferíveis porque são fáceis de manusear e há menor probabilidade de que suas surpeficies externas sejam contaminadas com sangue. Mas a sucção vigorosa em uma seringa ou tubo a vácuo durante a coleta, ou a transferência forçada de seringa para um recipiente pode causar hemólise.

Contagem de eritrócitos

Introdução:

As células vermelhas do sangue ou eritrócitos ou hemácias são as mais numerosas células do sangue e transportam oxigênio para os tecidos. As hemácias também carregam o dióxido de carbono para os pulmões excretarem-no.

A contagem de hemácias é um procedimento hematológico comum, usualmente feito como parte do hemograma. A contagem de hemácias conta aproximadamente o numero de hemácias circulantes. Na verdade, conta-se o numero de hemácias por 1 mm3 de sangue. Se o numero fica abaixo ou acima da faixa de referencia normal, o indivíduo pode apresentar uma gama de sintomas sendo, a contagem de hemácias,muito útil no diagnostico e tratamento de varias patologias.

-Valores de referencia:

Os valores de referencia para a contagem de hemácias alcançam uma faixa de 4,0 a 6,0 milhões por mm3. Os homens usualmente têm valores levemente mais altos na contagem de hemácias que as mulheres e recém-nascidos tem um valor elevado que declina durante a infância, cresce a níveis de adulto somente na puberdade.

Homens: 4.500.000 a 6.000.000 de hemácias/mm3 de sangue.

Mulheres: 4.000.000 a 5.500.000 de hemácias/mm3 de sangue.

Recém-nascidos: 5.500.000 a 7.000.000 de hemácias/mm3 de sangue.

Os valores aumentados em homens em relação ás mulheres estão relacionados a uma maior demanda de oxigênio, visto que os homens, na maioria das vezes, têm uma massa tecidual maior. Já os recém-nascidos apresentam este valor elevado devido a uma resposta da medula óssea tentando compensar a mudança brusca entre o meio-uterino e o meio exterior que ocorre durante o nascimento.

-Calculo:

A formula geral para calcular finalmente o numero de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com