TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO URINA TIPO l

Por:   •  15/6/2022  •  Relatório de pesquisa  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO URINA TIPO l

A urinálise é um teste não invasivo, rápido, simples e de baixo custo, que fornece informações importantes sobre o trato urinário e o monitoramento de doenças renais ou outros sistemas corporais. Apesar disso, a qualidade da amostra é de extrema importância. Pois para obter exatidão da análise todos os devidos cuidados na coleta devem ser feitos de maneira adequada, como armazenamento e transporte da amostra. Esse exame é dividido em três etapas, a análise física, química e a sedimentoscopia.

Na análise física observa-se o volume coletado, o aspecto da urina, a presença de odor e a presença ou não de depósito após a centrifugação. O aspecto pode ser de transparente a clara, e é descrito como límpido, turvo e ligeiramente turvo, e possui essas características quando ocorre mudança do pH, temperatura e saturação. A cor é uma das características físicas mais importantes e através dela já se pode ter uma possível ideia do funcionamento normal ou alguma possível disfunção. A cor pode ser variável de um amarelo claro ao vermelho (presença de sangue e outros possíveis fluidos). Existem muitos fatores e constituintes que interferem na coloração da urina seja a ingestão de remédios ou alimentos.

[pic 1]

Para análise química é utilizada uma fita que possui reagentes impregnados e irão reagir com a urina, de maneira objetiva e rápida. Após a realização da imersão da fita na urina, compara-se com a tabela de referência que vem junto à embalagem do teste.

[pic 2]

Na etapa de sedimentoscopia, que é uma das mais importantes pois nos traz informações diferentes do nosso organismo como o metabolismo dos açúcares, função hepática e a função renal. Diversos fatores podem interferir nos resultados deste exame, uma amostra mal colhida, não respeitar as orientações do laboratório/hospital, contaminação da amostra por fungos e bactérias, fita reativa vencida ou armazenada de forma incorreta, dentre outros. No último procedimento, o de sedimentoscopia, a amostra é colocada em um tudo, que é chamado de tubo cônico, este é tampado com tampa de rosca e centrifugado a 2000 rpm à partir de 2 minutos. Após a centrifugação é retirado o excesso de sobrenadante mantendo apenas 1 ml de urina no tubo.

[pic 3][pic 4]

Em seguida é feita a montagem da câmara de Neubauer e por fim fez-se a leitura dos 4 quadrantes laterais da câmara. A finalidade desta etapa é detectar e identificar elementos como hemácias, leucócitos, cilindros, células epiteliais, bactérias, leveduras, parasitas, cristas, espermatozoides e muco.

RESULTADOS:

Foi realizada a análise de urina (em paciente fictício) sendo a análise física feita a olho nu, a análise química com a fita reativa e a sedimentoscopia no microscópio óptico utilizando a câmara de Neubauer.

Metodologia:

  • Análise física: volume 10 ml, cor amarelo citrino, odor ausente/característico, aspecto ligeiramente turvo e depósito presente.
  • Análise química: pH 6, proteínas negativo, glicose negativo, cetonas negativo, sangue negativo, bilirrubina negativo, urobilinogênio normal, nitrito negativo, leucócitos negativo, ácido ascórbico negativo e densidade 1025.
  • Análise da sedimentoscopia: células epiteliais aumentadas, células tubulares ausentes, microbiota intensa, hemácias 3000/mL, leucócitos 5000/mL, cilindros ausentes, filamentos de muco ausente e cristais ausentes.

O cálculo utilizado para determinação do resultado é (células/ml):

Número de estruturas contadas/ml = NC x FC x 1000

                                                                VI x A

Sendo: NC= número de estruturas contadas nos 4 quadrantes laterais (L1, L2, L3 e

L4).

FC= fator da câmara de Neubauer (10) – o volume de cada quadrante é de

0,1mm³.

VI= volume inicial (10 ml)

A= área contada (4) – quatro quadrantes laterais.

[pic 5] [pic 6] 

REFERÊNCIAS

Leles, R., N. Roteiro de Aulas práticas de Métodos Analíticos em Biomedicina, Goiânia, 2018. Martinez, M. Urinálise. InfoEscola, 2018. Disponível em:<https://www.infoescola.com/exames-medicos/urinalise/> Acesso em: 03 Abril, 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (928 Kb)   docx (900 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com