TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Realização de experimentos de classe

Resenha: Realização de experimentos de classe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Resenha  •  216 Palavras (1 Páginas)  •  200 Visualizações

A realização de experimentos em sala de aula é um bom caminho para fazer com que os alunos tomem gosto pela matéria e o assunto que está sendo estudado. Por exemplo, ao introduzir o estudo da eletrostática e eletrodinâmica, o professor pode levar um experimento que faça com que os alunos tenham uma idéia quantitativa do que ele vai estudar. Para introdução ao estudo da eletrostática e eletrodinâmica pode-se, por exemplo, mostrar como fazer para gerar energia elétrica através do limão.

De maneira bem divertida e descontraída podemos criar um gerador químico movido a suco de limão. Um limão solitário não é capaz de fazer o gerador, no entanto, se fizermos a ligação de vários deles podemos gerar energia elétrica capaz de acender uma pequena lâmpada como um led, por exemplo.

Ao introduzir no limão duas placas de metal constituídas de materiais diferentes, terá início uma reação que fará com que os elétrons fluam de modo ordenado em uma determinada direção, que vai de uma placa metálica para outra. Esse fluxo ordenado de elétrons é denominado de corrente elétrica. A energia elétrica gerada pelos limões não é muito grande, mas o necessário para que se possa acender um led, aquela luz dos mostradores de relógio ou até aquela luz que indica o funcionamento de aparelhos elétricos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com