TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redução de resíduos

Tese: Redução de resíduos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/1/2014  •  Tese  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução:

Um dos maiores problemas da sociedade moderna é a produção exacerbada de lixo, e geralmente não pensamos sobre o destino dele: simplesmente o jogamos fora. Porém, o mundo está ficando sem espaço para guardar todo esse material que vem se acumulando há séculos. E quando é deixado de lado, ele acaba se tornando um grande risco para a saúde.

O lixo prejudica o meio ambiente de várias formas. Se o lixo é queimado ele polui o ar, liberando várias substâncias tóxicas, se o lixo é jogado nos lagos e rios, acabam contaminando e poluindo a água. Para evitar que esses desastres aconteçam, há três coisas que podemos fazer para pelo menos limitar o impacto do lixo sobre o meio ambiente: reduzir, reutilizar e reciclar. (A regra dos 3 R’s)

“R” de Reduzir:

Reduzir o lixo produzido diariamente é a forma mais efetiva de preservar matéria-prima e diminuir a quantidade de resíduos sólidos. Isso quer dizer que a economia é a base de tudo, pois não faz sentido usar mais do que se necessita. Porém no nosso dia-a-dia isso não acontece, pois pode-se notar uma grande quantidade de lixo que as pessoas produzem sem ao menos ter consciência do que isso poderá lhe acarretar. Por isso, atitudes simples podem evitar o desperdício, podemos citar alguns exemplos:

- Procurar sempre produtos mais duráveis;

- Evitar a compra de produtos revestidos com muitas embalagens, que no final jogamos fora, ou com embalagens não-recicláveis, como o isopor, por exemplo.

- Comprar apenas o suficiente para consumo, evite desperdício de produtos e alimentos;

- Desligar os eletrodomésticos se não estiver usando, e desligar a luz do ambiente onde não estiver ninguém, reduzindo assim o gasto de energia.

- Controlar o uso da água.

“R” de Reutilizar:

Reutilizar significa utilizar varias vezes o mesmo material, ou a sobra destes, evitando assim que vá para o lixo aquilo que não é lixo, contribuindo para uma menor acumulação do mesmo. Com um pouco de criatividade e muita imaginação todos conseguem sem dúvida alguma, fazer o uso novamente de produtos que para muitas pessoas já são considerados sem utilidade alguma. O que se pode fazer:

- Reaproveite envelopes, sacolas, papéis de embrulho, saquinhos de supermercado e embalagens;

- Use frascos, potes, garrafas, caixas e vasilhas para guardar utensílios;

-.Aproveite tudo o que puder dos alimentos, economizando também nas quantidades. Talos, cascas e folhas de frutas, verduras e legumes são altamente nutritivos e, com um pouco de criatividade, podem ser transformados em pratos saborosos.

- Aproveite a água com sabão que foi usada para lavar roupas, lavando o quintal ou a calçada.

- Quando finalmente for repor objetos por novos, troque-os em brechós, sebos ou faça doações para outros utilizarem.

“R” de Reciclar:

Reciclar é um termo originalmente utilizado para indicar o reaproveitamento (ou a reutilização) de um produto no mesmo processo em que, por alguma razão foi rejeitado. E o resultado de uma série de atividades, pela qual materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos, que podem ser comercializados.

A palavra reciclagem difundiu-se na mídia a partir do final da década de 1980, quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaço para a disposição de resíduos e de outros dejetos na natureza. A expressão vem do inglês recycle (re = repetir, e cycle = ciclo).

Exemplos : o papel chamado de reciclado, não e nada parecido com aquele que foi beneficiado pela primeira vez. Este novo papel tem cor, textura e gramatura diferentes. Isto acontece devido a não possibilidade de retornar o material utilizado ao seu estado original e sim tranforma- lo em uma massa que ao final do processo resulta em um novo material de características diferentes.

Você sabia que 60% do seu lixo é reciclável ?

Recicláveis ainda não

1) PAPEIS

Caixa de Papelão,Jornal, Revista, Impressos em geral, Fotocópias, Rascunhos, Envelopes, Papel timbrado, Embalagens longa-vida, Cartões, Papel de fax, Folhas de caderno, Formulários de computador, Aparas de papel, Copos descartáveis, Papel vegetal, Papel toalha e guardanapo. Papel sanitário, Papel carbono, Fotografias, Fitas adesivas, Stencil, Tocos de cigarro.

2) VIDROS

Garrafas de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, bem como seus cacos. Frascos em geral (molhos, condimentos, remédios, perfumes e produtos de limpeza); ampolas de remédios.Potes de produtos alimentícios. Espelhos, vidros de janelas, box de banheiro, lâmpadas incandescentes e fluorescentes, cristais.Utensílios de vidro temperado. Vidros de automóveis.

3) METAIS

Latas de alumínio (cerveja e refrigerante)

Sucatas de reformas . Lata de folha de flandres

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com