TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão Crítica: Neurociência, Religião e Espiritualidade

Por:   •  7/7/2022  •  Dissertação  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

Reflexão Crítica: Neurociência, Religião e Espiritualidade

A neurociência, além de uma ciência nova, traz uma nova visão das relações mente-cérebro antes exploradas apenas por filósofos. Dentre os campos estudados, a neurociência não está restrita ao estudo do sistema nervoso, seu campo abrange emoções básicas, neurociência afetiva, coletividade, neuroplasticidade, neuroética, processos cognitivos e funções executivas. Neste contexto, as interações sociais e a psicologia também são estudadas e, consequentemente, elementos que afetam o comportamento neurológico, como a religiosidade e espiritualidade. Apesar de semelhantes foneticamente e confundidas diversas vezes, a religiosidade é a prática de uma religião, indo à um templo ou consumindo itens, como livros e programas de televisão religiosos e a espiritualidade é a busca pessoal para o entendimento da vida, independente de uma religião. Diante do exposto, a presente reflexão crítica irá explorar as convergências e divergências dos conteúdos compartilhados durante a disciplinas e, de forma conclusiva, mostrar o ponto de vista pessoal do autor a respeito do tema.

Fazendo uma leitura minuciosa do artigo, ebook e assistindo o vídeo selecionado, é visto que os objetos de estudo se completam. Com o ebook, foi possível entender conceitos e explorar a neurociência através dos conceitos básicos de cada tópico, desde as emoções básicas até a espiritualidade e religiosidade, que são descritas de forma sucinta, trazendo um experimento resumido. Já no artigo, o conceito de neuroteologia, ou seja, a neurociência do espírito, é estudada através de diversos experimentos feitos em diferentes lugares e épocas, chegando a conclusões parecidas e relacionando a melhoria de funções do sistema imunitário com a experiência espiritual. Por fim, no vídeo uma visão mais contemporânea e sociológica é mostrada, falando sobre o comportamento humano e suas consequências para a crença das pessoas na sociedade atual, o termo espiritualidade individualista esmiuça a mistura de religiões na crença de cada ser humano e o conceito de ser mais espiritualizado e menos religioso.

Apesar de cada um explorar conceitos dentro da neurociência, mostrando opiniões divergentes, é notório a semelhança: todos assumem a importância da espiritualidade e da religiosidade para os seres humanos, além de buscar através de estudos, a explicação para as sensações descritas pelas pessoas mais espiritualizadas e inseridas em um contexto religioso.

Na minha opinião, os estudos e a análise de cada item para a reflexão proposta só mostram a existência de Deus dentro de cada um de nós. Assim, como descrito por Everaldo Cescon em 2021:

“Entretanto, a precisa identificação dos processos que permitem às redes de células cerebrais de mediarem experiências místicas, religiosas e espirituais, se para os não-crentes constituirá uma confirmação da natureza biológica do fenômeno religioso, para os crentes poderá ser um motivo a mais para crer em Deus: reencontrar impressa a marca indelével da Sua imagem naqueles sistemas neurais que nos permitem, se o quisermos, encontrá-lo dentro de nós.”

Referências

BRAUN, Ana Claudia. Neurociência, Comportamento e Espiritualidade. Universidade Lá Salle, 2021. Disponível em: < https://lex.posunilasalle.com.br/learning-management/series/semana-1d8558acc43cf3d68ef1f74e774f8935c/E-book%20da%20disciplina8e64cc1b8babeca733ff8658c91e4ea3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com