TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Refrigerante

Tese: Refrigerante. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  Tese  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 3

Não é a toa que o refrigerante é considerado um dos piores alimentos. De acordo com o Huffington Post, tomar refrigerante pode aumentar o risco de ataques cardíacos e osteoporose. Além disso, por ser rico em açúcar, o consumo de refrigerante provoca o aumento de peso. Ou seja, contém muita das chamadas “calorias vazias” e sem valor algum nutricional.

Muitas pessoas optam pelas versões light, diet ou zero achando que o único problema é a quantidade de açúcar. Primeiro, convém esclarecer que:

1) Diet é um produto com isenção de algum nutriente comparado ao produto convencional. No caso dos refrigerantes, seria a isenção de açúcares (glicose, frutose, sacarose etc). O diet possui formulação com modificações especiais para se adequar a diferentes dietas ou indivíduos com alguma patologia.

2) Light é a redução mínima de 25% de algum nutriente comparado ao produto convencional (redução de gordura ou calorias ou açúcar etc). No caso dos refrigerantes, é usado adoçante artificial que, consequentemente, reduz as calorias.

3) Zero é um termo mais recente e significa a isenção de algum nutriente e calorias. É uma versão modificada do produto convencional sem indicação especifica para alguma dieta ou determinada patologia.

No caso das pessoas com diabetes é possível consumir refrigerantes diet, light ou zero, sem alterar o valor da glicemia, pois utilizam adoçantes artificiais em sua composição.

Mas a questão vai além da grande quantidade calórica! Os refrigerantes contêm conservantes, corantes e sódio também em grande quantidade – observe sempre nos rótulos a quantidade de sódio, pois este nutriente aumenta a pressão arterial.

Tomar refrigerante frequentemente pode causar dor de estômago e gerar gases intestinais que causam dor e desconforto abdominal, devido à presença do gás presente na bebida, que faz o corpo produzir ainda mais suco gástrico, aumentando as chances de desenvolver uma gastrite.

Uma pesquisa publicada em 2005 na edição de outubro do “Journal of the American Medical Association” descobriu que o consumo de refrigerante diet aumentou significativamente o risco de hipertensão em mulheres adultas. Um outro artigo, publicado na edição de julho de 2007 de “circulação”, observa que vários estudos descobriram que a ingestão refrigerante diet está ligada ao risco de obesidade.

Mesmo o refrigerante diet pode contribuir para o risco de ataque cardíaco, por aumento da pressão arterial e obesidade. A hipertensão ou pressão arterial alta prolongada, assim como a obesidade, é um sério fator de risco para ataques cardíacos.

Resumindo, altos teores de açúcar, sódio e gás contribuem para as contraindicações do refrigerante! Obesidade, gastrite, hipertensão, doenças cardíacas são algumas das doenças que podem ser provocadas pelo seu consumo excessivo.

Se você toma em grande quantidade e está difícil parar, comece diminuindo o consumo! Se vai estar em uma festa e deseja consumir, fique com apenas um copo de 100ml, sem esquecer de ingerir água pura logo depois.

Inclua, diariamente, muita água e suco de frutas e folhas em sua alimentação. Precisamos ter o cuidado de não substituir alimentos que trazem vitaminas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com