TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Estagio Analises CLinicas

Exames: Relatorio De Estagio Analises CLinicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2014  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  9.399 Visualizações

Página 1 de 6

OBJETIVO

Este relatório tem como objetivo evidenciar o que foi apreendido no estagio supervisionado I, os exames que foram realizados no decorrer do período do estagio e as técnicas utilizadas.

MATERIAL E MÉTODO

Foram utilizados métodos analíticos, pré-analíticos e pós-analíticos na realização dos exames laboratoriais, como também equipamentos como centrifuga, microscópio, cálices, tubos de ensaio, luvas, mascaras, kits para realização dos exames, laminas, lamínulas.

As técnicas foram as de aglutinação direta e imunológicas, como também de sedimentação espontânea.

INTRODUÇÃO

O Biomédico, um profissional a serviço da saúde e da ciência, com um respeitado histórico de luta em prol do bem-estar do povo, contribui, com seu ramo de atividade amplamente diversificado, para com a evolução do ser humano. Biomedicina é uma área das Ciências Biológicas que estuda as doenças humanas, suas causas e meios de tratá-las. O trabalho do biomédico é identificar, classificar e estudar os microrganismos causadores de doenças e procurar medicamentos e vacinas para combatê-los. Esse profissional faz exames e interpreta análises clínicas para diagnosticas doenças e faz também análises bromatológicas para identificar contaminações em alimentos. O profissional é capacitado para coletar, processar e emitir laudos de exames e análises clínicas.

O presente Relatório de Estágio Supervisionado tem por objetivo desenvolver experiências práticas no campo da Biomedicina, mais especificamente na área de analises clinicas, a fim de um melhor preparo para o exercício da profissão, aprimorando a as técnicas que foram aprendidas durante o curso.

O estágio supervisionado foi realizado laboratório escola da Faculdade de Tecnologia e Ciências, na paralela, e teve ênfase na área laboratorial. Este estágio proporcionou um aprimoramento aos meus conhecimentos, principalmente sobre analises clinicas. As atividades desenvolvidas nesse estágio foram fundamentais para o meu crescimento pessoal e profissional. Foram realizados exames como PCR, ASLO, tipagem sanguínea, fator reumatoide e VDRL, também foram abordada a realidade de um laboratório clinico. O estágio foi desenvolvido no período de 6meses, com uma carga horária de 200 horas.

O desenvolvimento desse estágio proporcionou-me adquirir e aprofundar conhecimentos referentes ao curso de Biomedicina, bem como em refletir e qualificar a minha atuação profissional.

ASLO

ASLO significa anticorpo antiestreptolisina O, é um anticorpo que identifica a presença de uma proteína presente em uma bactéria chamada Estreptococo beta hemolítico do grupo A. A estreptolisina O, produzida por quase todas as cepas de Streptococus pyogenes, é uma hemolisina oxigênio-lábil (inativada pelo oxigênio), com potente antigenicidade. O anticorpo formulado contra ela, o antiestreptolisina O, tem se tornado

o indicador de infecções estreptocócicas e suas complicações, tais como a febre reumática e a glomerulonefrite aguda. A concentração de anticorpos antiestreptolisina O

aumenta no final da primeira semana após a infecção estreptocócica e atinge seu valor máximo entre a 3ª e 5ª semanas, retornando, na maioria dos casos, ao nível normal do segundo ao quarto mês.

Partículas de látex revestidas com estreptolisina O, purificadas e estabilizadas mostram nítida aglutinação quando misturadas, em uma área do cartão-teste, com um soro contendo níveis elevados de anticorpos antiestreptolisina.

PROTEÍNA C-REATIVA

A Proteína C-reativa (PCR) é uma proteína produzida pelo fígado e está presente em pequenas quantidades no plasma de pessoas hígidas. No entanto, sua concentração circulante pode aumentar drasticamente em uma resposta mediada por processos inflamatórios e infecciosos. Esta proteína é considerada um bom marcador de fase aguda por apresentar características como: o tempo de meia-vida curto, entre 8 a 12 horas; resistência à quebra entre a coleta da amostra e o exame laboratorial; e valores normais menores que 5 mg/L, que, em resposta a estímulos inflamatórios podem atingir até 100 vezes o normal em menos de 24 horas e normalizar-se em até 4 dias pela ausência do estímulo crônico. Embora não seja um exame específico, a Proteína C-reativa é utilizada no diagnóstico, controle terapêutico e acompanhamento de diversas doenças. Desta maneira, a realização deste exame possibilita avaliar tais processos e acompanhar sua evolução.

O teste tem como finalidade aglutinação para determinação qualitativa e quantitativa da Proteína C-Reativa no soro.

FATOR REUMATOIDE

Os soros de pacientes que sofrem de Artrite Reumatóide (AR) apresentam um anticorpo denominado Fator Reumatóide (FR). A detecção do FR no soro é feita por meio da aglutinação de partículas de látex. A Artrite Reumatoide é uma doença autoimune de evolução lenta, que tende à cronicidade, sendo que a fase final, após 15-20 anos de doença, caracteriza-se por um quadro de deformidades e limitações de movimento (há erosão de cartilagens, que posteriormente podem calcificar e fragmentar).

A finalidade do teste rápido direto é a determinação qualitativa e quantitativa do fator reumatoide no soro.

TIPAGEM SANGUINEA

Este teste classifica o sangue de acordo com a presença dos antígenos principais A e B na superfície das hemácias e de acordo com os anticorpos séricos anti-A e anti-B.

Na tipagem direta, as hemácias do paciente são misturadas ao soro anti-A, e, então, com o soro anti-B; a presença ou ausência de aglutinação determina o tipo sanguíneo. Na tipagem reversa, os resultados do método direto são verificados pela mistura do soro do paciente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com