TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO: ANÁLISES CLÍNICAS

Por:   •  1/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.830 Palavras (12 Páginas)  •  1.108 Visualizações

Página 1 de 12

Curso: Licenciatura em Letras Português e Espanhol

Instituição: UNIFRAN- Universidade de Franca

Nome: Carmelita Pereira Barbosa

RGM: 16283961

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa

Ano/semestre de realização do estágio: 2018/5º

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Escola Estadual “Professora Ester Siqueira”

Rua Francisco Ribeiro de Carvalho- 306, Centro.

Escola Pública- vinculada a SRE- Guanhães

Público Alvo: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, 1º ao 3º ano do Ensino Médio, EJA e TELESSALA

Aspectos históricos

A Escola Estadual “Professora Ester Siqueira”, integrante da rede estadual de ensino do município de Cantagalo-MG, foi fundada pelo Decreto n° 8728 de 24 de setembro de 1995, o nome da escola se deu em homenagem a Ester Alzira de Siqueira Aiala a primeira professora da “Escola Reunidas de Cantagalo”, antigo nome deste estabelecimento.

A “Escola Reunidas de Cantagalo” atendia em vários locais como residências, galpões e outros, totalizando em seis endereços, com 10 turmas, tendo seu quadro de magistério composto das seguintes profissionais: Elvira da Silva Leite, Zulma Leal de Medeiros, Olinda Leal Medeiros, Luísa Coelho da Silva, Maria José Medeiros, Vanda Vilela, Eni Gomes da cruz, Clotilde Julia da Silva; e no quadro administrativo: Maria Joana Batista.

Em 01 de agosto de 1959 passa a receber a denominação de Grupo Escolar de Cantagalo, localizado no prédio atual e com 04 salas de aulas, sendo que uma atendia a duas turmas sendo feita a divisão das turmas com uma madeira, mas o ano inicial da extensão de série ocorreu somente em 1979, no ano 1998, iniciou-se o Ensino Médio através do Projeto Ensino Médio Itinerante e a partir de 2001 o Ensino Médio Geral.

Atualmente, a Escola Estadual Professora Ester Siqueira atende as seguintes modalidades de ensino: Ensino Regular (anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio); Projeto de Aceleração da Aprendizagem (anos finais do Ensino Fundamental), Ensino Médio Regular Noturno e Telessala.

Aspectos geográficos

A escola está localizada no município de Cantagalo na Rua Francisco Ribeiro de Carvalho- 306 no Centro. O acesso à escola não é difícil devido estar localizada próximo à avenida principal da cidade e ser a única escola estadual do município. Valendo ressaltar que a Escola Estadual “Professora Ester Siqueira” é a única rede de ensino que atende Ensino Fundamenta e Médio (6º ao 3º ano), não possui parceria com nenhuma outra escola ou empresa, comércios ou moradores da região.a outra escola da cidade abrange os anos inicias.

Aspectos Físicos

A escola está em ótimo estado de conservação, pois foi reformada no período de 2014/2015. Nessa reforma houve a construção da sala da direção, da quadra, do refeitório, de muros ao redor da escola, houvera também a reforma das salas de aula, do telhado, dos banheiros e da cozinha.

Em relação ao espaço físico do estabelecimento a sua estrutura se resume em salas de aula, cozinha, refeitório, banheiros, sala dos professores, sala da direção e vice-direção, sala da supervisão, secretaria, laboratório de informática, sala de vídeo, quadra, pátio e biblioteca. Segue abaixo a descrição de cada ambiente.

-Salas de aulas: são oito salas de aula com quarenta pares de carteiras e cadeiras, mesa do professor, lousa verde fixada na parede. Janelas que fazem com que o ambiente fique arejado e iluminado. De maneira geral as salas estão bem conservadas e atendem as necessidades básicas dos alunos.

-Cozinha: é pequena, mas bem organizada e higienizada, onde os alimentos são diariamente feitos, funcionários utilizam equipamentos para evitarem contaminação dos alimentos, utensílios de cozinha são armazenados em armários. Só é permitida a entrada nesse lugar com autorização do diretor; a dispensa se encontra nesse mesmo estabelecimento. Nesse ambiente possui dois fogões industriais, duas geladeiras, dois armários, uma mesa pequena.

-Refeitório: este ambiente se encontra no pátio da escola, amplo espaço, possui um bebedouro, indisponibilidade de mesas e cadeiras.

-Banheiros: são divididos em ambiente feminino e masculino, em cada um possui quatro sanitários e apenas um lavatório de mãos. São bem higienizados.

-Sala dos professores: contém armário para os professores, uma ampla mesa com cadeiras, um filtro, uma televisão, um computador, um quadro de aviso e um banheiro.

-Sala da direção e vice- direção: estão contidas num único espaço, onde contém uma mesa e duas cadeiras, armários que são guardados documentos importantes como o projeto político pedagógico da escola, prontuário dos professores entre outros, um notebook de propriedade da diretora. Esta sala é utilizada pela direção para resolver o acontecimento do cotidiano escolar, como, conversa com pais, assinaturas de documentos e também para resolver conflitos entre alunos.

-Sala da supervisão: possui apenas uma mesa e cadeira e um armário onde guardam alguns materiais como, por exemplo, lápis, borracha, EVAs e outros.

-Secretaria: este espaço contém a mesa do secretário e uma mesa com um computador e uma impressora, armários e prateleiras para guardar todos os documentos referentes aos alunos.

-Laboratório de informática: a escola possui apenas um laboratório com 20 computadores, o laboratório não é utilizado pelos alunos.

-Sala de vídeo: um ambiente amplo com 40 cadeiras e uma televisão.

-Quadra: espaço amplo, coberto.

-Pátio: espaço pequeno onde os alunos aguardam os professores para entrarem para sala de aula. Não é coberto. Não possui mesas nem cadeiras.

-Biblioteca: amplo espaço, bem arejado, com janelas grandes, duas mesas grandes para estudo e cadeiras.

        Em seu espaço físico a escola conta com um portão de entrada e saída de alunos e outro para movimentos dos professores, diretores e demais funcionários.

Administrativo

A escola contém no seu núcleo administrativo um diretor, um vice-diretor, dois supervisores pedagógico, uma secretária, quatro assistentes técnicos duas bibliotecárias e de serviçais. O processo de indicação do diretor é realizado por eleição por segmento: aluno, pais de alunos, professores e demais servidores. A entrada na carreira administrativa da escola é somente por meio de concurso ou designação, exceto o secretário que é por indicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (149.3 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com