TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO: ANÁLISES CLÍNICAS

Por:   •  28/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  1.584 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO

DE

 ESTÁGIO

 SUPERVISIONADO EM

EDUCAÇÃO INFÂNTIL


1. Dados do Aluno

Curso: Pedagogia

Instituição: Universidade Cidade de São Paulo

Nome: *****

Disciplina: Estágio Supervisionado em Educação Infantil

Ano/Semestre de realização do estágio: 2017/ 1º semestre


  1. Característica da Unidade Escolar

2.1. Característica da unidade

O estágio foi realizado no ano de 2018, na escola  infantil: Cemeb Pró Infância , localizada na Rua ***, 570, bairro: ***** na cidade de  ***** – SP, a escola atende crianças de 1 a 6 anos de idade, pertence a administração Municipal.

2.2. Descrição da Estrutura Física

 

A escola possui 10 salas de aula, um parque coberto e um parque descobertos, entre as salas 8 delas possui acesso ao fundo onde há um solário compartilhado a cada 2 salas.

Há uma sala de vídeo, sala dos professores, almoxarifado, secretaria, cozinha para funcionários, 2 banheiros para funcionários e 2 banheiros grandes para os alunos, e cozinha para o preparo da merenda dos alunos, 2 salas de aulas possui banheiro dentro da mesma para os alunos do maternal I e 2 salas de berçários possuem uma sala de troca e cuba para banho. Ainda dentro de 6 salas possuem um outro quarto, onde em 4 delas ( berçário 2 e maternal I) são destinados ao momento do soninho.

A Escola ainda conta com uma lavanderia e espaço gramado.

Em geral o espaço é excelente, faltando muitas vezes alguns equipamentos eletrônicos e brinquedos e jogos para os alunos, porém a escola é bem nova, com isso vem realizando eventos a fim de adquirir tais itens.


  1. Introdução

O estagio foi realizado no Maternal 1, com a professora Roseli. Realizei 102h30 (cento e duas horas e trinta minutos) de estágio supervisionado.

No inicio apenas observava a sala, onde entrava as 7h00 e saia as 12h00, pude acompanhar e conhecer toda a rotina de uma sala de maternal, presenciei adaptações, reuniões com a gestão, organização de atividades na sala e após alguns dias já ajudava nas tarefas diárias, como ler uma historia, ajudar na entrega das refeições e até mesmo dar comida na boca de algumas crianças com mais dificuldades, também ajudei nos projetos da sala (gostei muito do projeto sobre alimentação saudável, onde foi feitos degustação e também o plantio), decorar a sala para festas, trocar crianças, na entrega e no recolhimento de folhas de atividades assim como na explicação e ajuda aos alunos, também participei do PPP e htpc.

A escola tem muito problema de falta de funcionários e materiais, tanto de higiene e limpeza, quanto pedagógicos. Muitos dos brinquedos foram doados e alguns confeccionados pelos educadores e professores.

Em sala de aula participei de diversas atividades lúdicas com as crianças e pude ver como o brincar pode proporcionar mais interesse para o saber nas crianças.

Nesse período de estágio, participei de inúmeras situações das quais me fizeram refletir sobre como cada um de nos temos necessidades diferentes, e necessitamos de olhares diferentes. Vi crianças mais carentes de afetos que outras, com mais ou menos dificuldade de aprendizagem, mas todas de certa maneira queriam ser olhada.

O ambiente da escola é agradável, muitos professores recém-formados, trocando a todo tempo ideias para desenvolverem com as crianças em sala de aula.

Foram dias de aprendizagem para ambas as partes, pude ver o que é ser uma professora, e ver suas dificuldades e principalmente seu valor. Toda essa rotina de perto pode me trazer um complemento para a parte teórica ministradas no curso, também pude esclarecer algumas duvidas trazendo um pouco de confiança para quando for uma professora titular de uma sala.

  1. Perfil dos Professores

O estagio foi realizado no ProInfância Antônio Bueno, totalizando 102h30 (cento e duas horas e trinta minutos) de estágio supervisionado.

Fui acompanhar a rotina da professora Roseli, é bem organizada, zelosa com as atividades propostas aos alunos a fim de ver o progresso de cada um, apesar de ser rígida ela é muito amorosa e atenta a cada criança, a sala possui 26 alunos matriculados com idade de 2 a 3 anos. Possui duas educadoras para auxilia-la nas atividades e cuidados com higiene e alimentação, a Karolina e a Mariane. A Karolina já possui Pedagogia, sendo professora em outro município e a Mariane está terminando o curso de Pedagogia também.

A professora Roseli é recém-formada e já foi educadora, tendo assim bastante experiência com crianças dessa faixa etária. Ela possibilita que todas as educadoras participem de forma ativa na rotina da sala, aceitando ideias e opiniões.

A Karolina é um pouco mais seria, porém sempre atenta as crianças e a rotina da sala, é muito organizada e responsável. Já a Mariane é muito alegre, sempre sorridente e bastante amorosa com as crianças. Adora atividades relacionadas a artes.

Pude perceber que todos os envolvidos com os alunos possuem uma certa flexibilidades em lidar com situações diferentes de cada criança e buscam ajuda da equipe gestora quando necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (115.4 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com