TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – ANÁLISES CLÍNICAS

Por:   •  13/12/2018  •  Artigo  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE

UNIDADE ACADÊMICA DE SAÚDE

CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – ANÁLISES CLÍNICAS

ALUNO: Thiago de Oliveira Silva

MATRÍCULA: 514220411

PROF. ORIENTADOR: Egberto Santos Carmo

PERÍODO/DATA: 9º 10/11/2018

LOCAL DO ESTÁGIO: Laboratório Municipal Nailde Dantas / Secretaria Municipal de Saúde de Caicó

CIDADE/UF: Caicó-RN

SUPERVISOR: Giselle Larice Araújo Dantas

CONTATO DO SUPERVISOR:

(84) 3417-3630 (Laboratório)

(84) 9 9668-0337

gisellelarice@hotmail.com

RELATÓRIO PARCIAL

ANDAMENTO DO ESTÁGIO

1 Local de estágio

O presente estágio está sendo realizado no Laboratório Municipal Nailde Dantas da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de CAICÓ-RN, o principal objetivo do laboratório é atender a demanda da cidade e regiões circunvizinhas para realizações de exames laboratoriais. O fluxo de amostras diárias está em torno de 70, podendo ter dias em que número dessas amostras aumente significativamente.

2 Coleta

           Inicialmente é realizado o acolhimento do paciente em seguida são entregues fichas aos mesmos divididos em prioridade (gestantes, idosos e crianças) e normais, após essas entrega de fichas é realizado o cadastramento via sistema com o programa Autolac para a impressão de uma guia em duplicata e ai os pacientes são chamados para o recebimento e cadastramento inicial de fezes e urinas e uma guia vai para a sala de coleta de sangue, para identificação dos tubos de ensaio e controle interno do laboratório, a outra guia fica com o paciente para recebimento dos resultados, ao final da coleta todas as amostras coletadas e devidamente separadas são levadas para o laboratório junto com as planilhas divididas entre os farmacêuticos e/ou biomédicos e são iniciadas as analises.

             O horário de coleta é de 05horas e 30minutos ás 08 horas da manhã e ocorre de segunda a sexta.

3 Setores

O Laboratório Municipal Nailde Dantas é dividido em seis setores principais: Hematologia, Bioquímica, Imunologia, Microbiologia, Parasitologia e Urinálise. Os mesmos, não apresentam salas independentes, no entanto possuem os equipamentos necessários para a realização dos testes.

3.1 Hematologia

Inicialmente é realizado o acolhimento do paciente, seguido da identificação e coleta das amostras em tubos contendo Ácido etilenodiaminotetracético (EDTA), anticoagulante mais utilizado na hematologia por preservar a morfologia das células hematológicas por mais tempo. Posteriormente, as planilhas e as amostras são entregues aos farmacêuticos e/ou biomédicos que leem o sangue no equipamento de hematologia Mindray/BC-5150 obtendo os valores, se necessário são feitas e realizadas a análise das lâminas para confirmar os parâmetros analisados pelo equipamento quando verificado alterações fora dos limites preconizados pela literatura. Por fim, o resultado do exame é liberado via sistema com o programa AUTOLAC.

3.2 Bioquímica

Inicialmente é realizado o acolhimento do paciente, seguido da identificação e coleta das amostras em tubos de ensaio. É feita a centrifugação da amostra que são entregues aos farmacêuticos e/ou biomédicos. A análise bioquímica é feita em um equipamento automatizado CM-200 da Wiener Lab GROUP, que faz a análise de 48 amostras por vez.

Antes de se iniciar a rotina, são conferidas as quantidades de reagentes e água destilada, desprezado o resíduo, feito isso, é realizada uma limpeza no equipamento, passa o controle dos parâmetros, acompanha os resultados. Obtendo valores distintos do esperado, é feita a calibração e passado o controle novamente. Posteriormente, os exames de cada paciente a cadastrados no equipamento, sendo necessária apenas a identificação da amostra e colocação na posição adequada e seguindo-se assim são realizadas as analises sempre acompanhadas e se necessário os testes são repetidos para uma confirmação. Por fim, o resultado do exame é liberado via sistema com o programa AUTOLAC.

3.3 Imunologia

            Inicialmente é realizado o acolhimento do paciente, seguido da identificação e coleta das amostras em tubos contendo gel separador. É feita a centrifugação da amostra que são entregues aos farmacêuticos e/ou biomédicos. Os testes de imunologia consistem em testes rápidos que necessitam de uma pequena amostra do soro do paciente seguida de algumas gotas do reagente, obtendo o resultado alguns minutos após a realização do exame. Por fim, o resultado do exame é liberado via sistema com o programa AUTOLAC.

3.4 Microbiologia

           Ainda não foram desenvolvidas atividades no setor de microbiologia devido à falta de material por um problema com o fornecedor, foi possível apenas uma breve observação demonstrativa.

3.5 Parasitologia

           Inicialmente é realizado o acolhimento do paciente e durante a coleta as amostras são recebidas e identificadas de acordo com as iniciais do nome do paciente e a numeração liberada após o cadastramento dos pacientes no sistema Autolac, após o termino da coleta de forma geral  realizamos a identificação dos cálices para a realização do método de Sedimentação Espontânea (Método de Hoffman, Pons e Janer adaptado) e após o período de repouso é desprezado o sobrenadante e adicionado lugol as amostras e montadas as lâminas para a leitura de, e identificação de estruturas, exemplo, amebas e ovos de parasitas, todo o processo nesse setor já foi acompanhado e desenvolvido durante esse período de estágio. Por fim, o resultado do exame é liberado via sistema com o programa AUTOLAC.

3.6 Urinálise

        Inicialmente é realizado o acolhimento do paciente e durante a coleta as amostras são recebidas e identificadas de acordo com as iniciais do nome do paciente e a numeração liberada após o cadastramento dos pacientes em seguida realizamos a identificação dos tubos e o preenchimento dos mesmos com uma pequena alíquota da urina e os tubos já com a urina são levados para a centrifuga por 10 minutos enquanto isso é feita a pré-análise com tiras teste para a determinação semiquantitativa de 10 parâmetros na urina, após o termino da pré-análise é desprezado o sobrenadante dos tubos com a alíquota de urina centrifugada e são levadas para a leitura de lâminas, e realizar a identificação de estruturas, exemplo, leucócitos e leveduras, todo o processo nesse setor já foi acompanhado e desenvolvido durante esse período de estágio. Por fim, o resultado do exame é liberado via sistema com o programa AUTOLAC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (95.1 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com