TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio no Laboratório de Análises Clínicas (LAC) Virgílio M. Roldão

Abstract: Relatório de estágio no Laboratório de Análises Clínicas (LAC) Virgílio M. Roldão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Abstract  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  1.313 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O estágio decorreu no Laboratório de Análises Clínicas (LAC) Virgílio M. Roldão, com sede na Marinha Grande, laboratório no qual exerço atividade profissional de técnica superior, desde o ano 2000.

A sua concretização veio sedimentar os conceitos teóricos adquiridos ao longo da formação curricular, melhorando a compreensão do funcionamento dos equipamentos automáticos utilizados nas diferentes áreas laboratoriais, assim como os mecanismos subjacentes aos ensaios aplicados no laboratório. Permitiu-me, pois, um enriquecimento profissional, que se traduz no dia a dia, por uma visão mais crítica e holística do trabalho exercido.

A equipa de colaboradores é constituída por 8 elementos: uma Diretora Técnica (DT), especialista em Análises Clínicas pela Ordem dos Farmacêuticos, um gestor da Qualidade (GQ), duas Técnicas Superiores de laboratório (TS), duas Técnicas de Análises Clínicas (TAC) e duas administrativas. O laboratório está licenciado para executar as valências de Hematologia, Bioquímica, Imunologia/Endocrinologia, Microbiologia e Toxicologia.

Foi estabelecido, pela Diretora Técnica, um sistema de trabalho rotativo anual, que permite às Técnicas Superiores exercerem funções em todas as áreas do laboratório, de modo a manterem-se atualizadas ao longo do tempo. Por tal razão, no decurso do estágio, tive a oportunidade de permanecer na secção de Hematologia e de Imunologia/Endocrinologia, tendo sido estas as áreas escolhidas para aprofundamento neste relatório.

Em primeiro lugar, um pouco de história…

O laboratório Virgílio M. Roldão foi fundado em 1959 pelo Dr. Virgílio Morais Roldão. Em 1988, a gerência e a direção técnica foram assumidas pela Dra. Filomena Maria de Fátima da Silva de Cabêdo e Lencastre, licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia de Lisboa, especialista em Análise Clínicas pela Ordem dos Farmacêuticos.

O LAC é duplamente certificado desde 2006, pela APCER, cumprindo os requisitos de acordo com as Normas NP EN ISO 9001/2008 e Normas para o Laboratório Clínico Edição nº2 de maio de 2003 da Ordem dos Farmacêuticos. Num contexto empresarial, o

Relatório de Estágio Introdução

2

laboratório encontra-se integrado na Associação Complementar de Empresas-Labomi (ACE-Labomi) do qual fazem parte 35 laboratórios, espalhados por todo o país (ver em http://www.acelabomi.co.pt/php/primeira.php?lingua=1&pagina=1001).

Atualmente, o laboratório encontra-se apetrechado com modernos equipamentos automatizados e dispõem de excelentes programas informáticos, que se teem revelado preciosas ferramentas de trabalho, indispensáveis para um desempenho com qualidade acima da média. O programa informático de suporte, denominado Apollo versão2.0, é um grande aliado no processo analítico, desde a entrada de um pedido de análises no sistema até à saída dos resultados. Outros programas tais como o Multi QC, para a gestão dos controlos internos e externos, o Infoqual 2005, para a gestão do sistema da qualidade, o Express Thermo, para o controlo dos equipamentos sujeitos a medição e monitorização (EMM) e o Gestock, para a gestão dos materiais de laboratório, trouxeram eficácia e eficiência, efetuando-se assim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com