TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Material Particulado Em Suspensão

Pesquisas Acadêmicas: Relatorio De Material Particulado Em Suspensão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Turbidez

A turbidez é a medida da dificuldade de um feixe de luz atravessar certa quantidade de agua, conferindo uma aparência turva a mesma. Essa aferição é feita com o turbidimetro ou nefelômero, que compara o espalhamento de um feixe de luz ao passar pela amostra, com o de um feixe de igual densidade ao passar por uma suspensão padrão. Quanto maior o espalhamento maior será a turbidez.

Os valores são expressos, normalmente, em Unidades Nefelometricas de Turbidez – UNT, ou em mg/l de SiO2 (miligramas por litro em sílica). O turbidimetro de mesa pode medir a turbidez em três escalas: 0-20; 0-200;0-1000 UNT’s sendo que, na escala de 0-20, a resolução é de 0,01 UNT.

A cor da agua (>15unidades de cor) e as partículas de carbono interferem na medida de turbidez devido as suas propriedades de absorverem a luz. As amostras devem ser analisadas logo após a coleta (que deve ser feita em recipiente de vidro ou de PVC bem limpos), pois a turbidez pode mudar se a amostra for armazenada por certo tempo.

As principais causas da turbidez devem-se a presença de material particulado em suspensão (Silte, Sílica, argila, etc.), matéria orgânica e inorgânica finamente divididas, organismos microscópicos e algas. A origem destes pode ser o solo quando não há mata ciliar, mineração, industrias, ou esgoto doméstico sem tratamento antes do lançamento no corpo hídrico.

Filtração a Vácuo

Processo utilizado na separação dos componentes de uma mistura heterogênea solido-liquido por meio de pressão negativa. São utilizados, funil de Buchner, bomba de vácuo ou trompa d’agua.

Na indústria, os sistemas de filtração são usados em maior escala, e assumem uma maior importância, e assim também uma maior diversidade. A partir do seu funcionamento, podem ser classificados em filtros de pressão positiva ou de pressão negativa. Já de acordo com a sua finalidade, os filtros podem ser classificados como clarificadores, purificadores ou concentradores.

Suspensão com relação ao volume utilizado. E depois foi realizada a medição do valor de turbidez do turbidimeto.

Observações, Anotações e Resultados

De acordo com os procedimentos descritos, a seguir mostra-se a massa da membrana utilizada na filtração.

Massa antes da filtração (pi) Massa após a filtração (pf) Volume utilizado

0,092g 0.094 500 mL

Com esses resultados foi possível calcular a quantidade de material particulado em suspensão, através da seguinte equação:

Mps= pf(mg)-pi(mg)/volume Filtrado (L)

A partir da equação obteve-se o seguinte valor:

Mps = 4 mg/L

Nota-se que a quantidade de material particulado nessa amostra foi muito pequena, isso tem uma relação com a turbidez obtida, pois quando o nível de turbidez está alto, isso se deve a quantidade de material que está em suspensão e isso acaba impedindo a passagem de luz para as áreas dos corpos hídricos mais profundos, sendo esse um fator de estratificação do ambiente. Caso esse que não foi observado na amostra em questão.

A seguir mostra-se uma tabela que correlaciona os MPS´s encontrados pelos grupos da turma e o valor da turbidez obtido.

Grupo [NTU] Inicial [NTU] Final [MPS]

H2O Argila 1 209 20 186,7

H2O Argila 2 131 11 100

H2O Argila 3 68 13 66,67

H2O Ac. Húmico 1 0 0 20

H2O Ac. Húmico 2 0 0 10

H2O Ac. Húmico 3 0 0 4

Figura – Gráfico que mostra a relação de NTU antes e após a filtração

Figura – Gráfico que mostra a relação de NTU inicial com material particulado em suspensão.

...

Baixar como  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »