TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Microbiologia

Artigos Científicos: Relatorio De Microbiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório de Microbiologia (pesquisa)

Coloração de Gram: A coloração de Gram foi desenvolvida em 1884 pelo bacteriologista Hans Christian Gram. Ela é uma das técnicas mais importantes de coloração na microbiologia médica, pois classifica as bactérias em dois grandes grupos: gram-positivas e gram-negativas.

Os diferentes tipos de bactérias reagem de modo distinto a coloração de Gram, pois diferenças estruturais em suas paredes celulares afetam a retenção ou a liberação de uma combinação de cristal violeta e iodo.

Entre outras diferenças, as bactérias gram- positivas possuem uma parede celular de peptideoglicano mais espessa (dissacarídeos e aminoácidos) que as bactérias gram-negativas. Além disso, as bactérias gram-negativas contêm uma camada de lipopolissacarídeo (lipídeos e polissacarídeos) como parte de sua parede celular. Quando aplicados a células gram-positivas e gram-negativas, o cristal violeta e o iodo se combinam para formar o CV-I(complexo cristal violeta iodo). Esse complexo é maior que a molécula de cristal violeta que penetrou na célula e devido ao seu tamanho não pode ser removido da camada intacta de peptideoglicano das células gram-positivas pelo álcool. Consequentemente, as células gram-positivas retêm a cor do corante cristal violeta.

Nas células gram-negativas, a lavação com álcool rompe a camada externa de lipopolissacarídeo, e o complexo CV-I é removido através da camada delgada de peptideoglicano.

Em resumo, as células gram-positivas retêm o corante e permanecem com a cor púrpura. As células gram-negativas não retêm o corante; elas ficam incolores até serem contracoradas com um corante vermelho.

Parede celular das bactérias: A parede celular bacteriana é composta de uma rede macromolecular denominada peptideoglicano (também conhecida como mureína), que está presente isoladamente ou em combinação com outras substâncias. A peptideoglicano consiste em um dissacarídeo repetitivo ligado por polipeptídeos para formar uma rede que circunda e protege toda a célula.

Na maioria das bactérias gram-positivas, a parede celular consiste em muitas camadas de peptideoglicana, formando uma estrutura espessa e rígida. Além disso, as paredes celulares das bactérias gram-positivas contêm ácidos teicoicos, que consistem principalmente de um álcool (como o glicerol ou ribitol) e fosfato.

As paredes celulares das bactérias gram-negativas consistem em uma ou poucas camadas peptideoglicana e uma membrana externa, elas não contêm ácidos teicoicos.

Como as paredes celulares das bactérias gram-negativas contêm somente uma pequena quantidade de peptideoglicana são mais suscetíveis ao rompimento mecânico.

Morfologia bacteriana: Existem muitos tamanhos e formas de bactérias. A maioria das bactérias varia de 0,2 a 2,0 micrômetros de diâmetro e de 2 a 8 micrômetros de comprimento. Elas possuem algumas formas básicas, como: cocos esféricos, bacilos em formas de bastão (que significa bastonetes) e espiral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com