TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Aula Pratica de Micologia

Por:   •  2/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  1.878 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Relatório De Aula Pratica de Micologia

Várzea Grande

2017

[pic 2]

Docente: Leticia Heinen.

Discente: Carolina Nascimento

Luan Henrique

Taynara Lutke

Weslley Neves

Wesley Zanré

Várzea Grande

2017

 Introdução

Micologia é o estudo dos fungos que consiste em organismos heterotróficos de variadas formas, vem do grego “Mykes" que significa cogumelo e "logos" estudo.

Fungos filamentosos consistem em filamentos longos de células conectadas, esses filamentos são denominados hifas, que podem crescer até imensas proporções. Na maioria dos fungos filamentosos, as hifas contêm paredes cruzadas denominadas septos, que dividem as hifas em distintas unidades celulares uninucleadas (um único núcleo). Essas hifas são chamadas de hifas septadas, em algumas poucas classes dos fungos, as hifas não contêm septos e se apresentam como células longas e continuas com muitos núcleos. Elas são chamadas de hifas cenocíticas. Mesmo os fungos com hifas septadas, geralmente há aberturas nos septos que fazem com que os citoplasmas de “células” adjacentes sejam juntos, esses fungos também são, na verdade, organismos cenocíticos.

Objetivo

Objetivo foi para aprendizagem da identificação macroscopicamente dos morfológicos que forma obtida diferentes em lugares ao ar livre.

Exame Macroscópico

Macroscopicamente os fungos podem apresentar vários tipos morfológicos com colônias filamentosas, cotonosas, pulverulentos (bolores) e cremosas (leveduras), expressando os mais diversos tipos de cores como branca, preta, verde, amarela, vermelha etc...

É importante a observação do período de incubação – dias ou horas – e o tipo de meio de cultura que foi utilizado (Ágar sabouraud), para realizar o cultivo dos fungos em questão estudados.

As leveduras são unicelulares, apresentam em média de 1 a 5m de diâmetro e 5 a 30 m de comprimento. Elas são geralmente ovais, mas podem apresentar morfologia alongada ou esférica. As leveduras não possuem flagelos, sendo, portanto, imóveis. Em Ágar Sabouraud formam colônias lisas, brilhantes e, usualmente cremosas e pigmentadas. Os pigmentos formados não se difundem para o meio de cultura.

Os bolores são organismos multicelulares, que se apresentam filamentosos sob o exame a fresco com baixa ampliação. Ao exame macroscópico apresentam crescimento característico com aspecto aveludado ou cotonoso (algodão) ou como borra de café.

 Material e Métodos

  • Material

Placas de Petri com ágar Sabouraud previamente expostas ao ar em diferentes ambientes (cantina e ar condicionado, corredor, banheiro)

  • Métodos

A identificação dos fungos é, em grande parte, baseada em sua morfologia. Para estudar os fungos analisar os aspectos da morfologia macroscópica, como colônias filamentosas, cremosas, cotonosas, pulverulentas, serosas, camurças, membranosas e verrugosas, formação de pigmentos.

Procedimento

Utilização dos equipamentos de proteção individual: Toca, Luva, Jaleco,  

Foi observado na Placa de Petri com ágar Sabouraud o tamanho dos fungos, a textura ou consistência, pigmentação da superfície e do verso, bordas, topografia, cor da colônia, aspecto, pigmento e tempo de crescimento rápido para todas placas de Petri contida amostra no laboratório.

Resultados

Placa 1 -  Figura 1.

Tamanho: crescimento invasor                                 Textura: cotonosas

Pigmentação da superfície e do verso: alterada        Superfície: lisa

Bordas: irregular                                                       Topografia: plana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (388.7 Kb)   docx (297 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com