TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Atividades Prática APS

Por:   •  18/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.597 Palavras (15 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE II

MICHELLY DIAS CARMINA

RELATÓRIO DE ATIVIDADES PRÁTICAS

RECIFE - PE

2017

  1. IDENTIFICAÇÃO

Aluna: Michelly Dias Carmina

Professoras: Paulette e Kátia Machado

Monitora: Stephanie

Preceptoras: Celina (enfermeira) e Hiuryellen (dentista)

ACS: Olga

USFs:

  • USF Irmã Denise: Rua Maragogi, 96- Alto José do Pinho
  • USF Professor Francisco areias: Rua Farias Neves, 852 – Campo Grande (Peixinhos)
  • Upinha Eduardo Campos: Rua Itabira - Bomba do Hemetério

  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Atividade do dia: Apresentação da unidade

Data: 12/04/2017

Preceptora: Celina (enfermeira)

Local da reunião: Clube do Bom Sucesso

        Relatório da atividade

No dia 12 de abril, em uma quarta feira, comparecemos pontualmente ao clube bom sucesso localizado na Rua Maragogi da comunidade do Alto José do Pinho. Esse encontro ocorreu para a apresentação da unidade e dos profissionais de saúde que lá trabalham. As primeiras pessoas a chegar ao local foram três estudantes e a nossa monitora. Chegando ao local conhecemos duas funcionárias da unidade que foram bastante receptivas conosco.  Após um tempo esperando a nossa professora, os funcionários decidiram fazer uma roda de conversa para dar início as apresentações. Todos os funcionários foram bastante receptivos e simpáticos.

Depois de um tempo de conversa, como nossa professora ainda não havia chegado, eles precisaram dar início a reunião do Nasf, e permitiram que participássemos da reunião. No início da reunião falaram sobre uma senhora que evitava ir a unidade, e dava para ver a importância da interprofissionalidade durante a reunião. A médica não chegava a participar tanto assim na consulta, mas nos momentos em que ela falou foi interessante para notar o papel do médico e a importância do bom relacionamento do médico com profissionais das demais áreas como enfermagem, psicologia e educação física para produzir benefícios ao paciente.

Após certo tempo de reunião, boa parte dos alunos ficaram dispersos, já que não se sabia como participar da reunião. Preocupados em relação a professora que ainda não havia chegado a nossa preceptora e monitora tentaram entrar em contato com ela, e como não conseguiram, decidiram prosseguir com a reunião.

Quando a professora chegou, fizemos novamente as apresentações e conhecemos dona Detinha uma senhora extremamente carismática, que há anos moradora do Alto José do Pinho que contribuiu significativamente para o desenvolvimento da comunidade. Nos apresentaram os serviços que a unidade de saúde oferecia assim como também o que nós poderíamos fazer para ajudar os moradores. Após isso, fomos liberados para voltar para casa.

Data: 19/04/2017                                                                                                                                                                                                              

Preceptora: Celina (enfermeira)

Atividade do dia: Exibição de filme

Local em que ocorreu a exibição do filme: Clube do bom sucesso

Relatório da atividade

No dia 19 de abril chegamos no Clube Bom sucesso  para assistir o filme que retrata riqueza cultural do Alto José do Pinho, assim como parte de sua história também.  Chegando o local encontramos um fonoaudiólogo da unidade conversando com Dona Detinha sobre os recortes de jornal que ela tinha levado para nos mostrar. Esses recortes falavam sobre a história do Alto José do Pinho e de como Detinha contribuiu para o desenvolvimento do Alto, assim como dos cursos de marcenaria que eram oferecidos na comunidade e ajuda empregar inúmeras pessoas de lá, fato que explicou o porque do grande número de marcenarias na região.

Após a exibição do filme e a discussão feita após a exibição, foi possível perceber a forte riqueza cultural que o Alto José do Pinho apresenta, pois dessa comunidade saiu cantores como MC Troinha (referência Pernambucana no ritmo Brega- Funk) e Cannibal (vocalista da banda de rock “Devotos”). Além disso, no morro, durante a décadas de 80 e 90 surgiram bandas de rock como Matalanamão, Faces do Subúrbio, III Mundo, A Ostenta e a B.U. Inclusive foi feita uma música em homenagem ao morro com o nome “Alto Zé do Pinho” música feita por o Sabotage, Nação Zumbi e Otto pertencente ao álbum Violar que possui a  participação de cantoras como Tulipa Ruiz e Karol Conká. Por meio do filme também foi possível conhecer o Maracatu Nação Estrela fundado em 1910, por Cosme Damião Tavares, o Seu Cosmo, sendo uma das agremiações mais antigas de Pernambuco. Atualmente coordenada pela atual rainha, Marivalda Maria dos Santos e por Mestre Walter desfilando durante 3 dias no Carnaval da capital pernambucana tendo inclusive conquistado o Prêmio de Melhor Maracatu no Concurso de Agremiações Carnavalescas, da Prefeitura do Recife.

Após a discussão do filme também foi possível notar de como os movimentos artísticos do morro são relevantes para impedir a existência de um tráfico de drogas sistemático na região. Inclusive foi relatado que existiam “bocas de fumo” que tentaram dominar a região, mas obtiveram resistência da população. Apesar de existir em certo nível trafico de drogas existe certo controle disso graças a projetos culturais existentes no morro. Por meio da discussão foi possível fazer um reconhecimento de território além de permitir conhecer e analisar a situação de saúde do território de abrangência de nossa USF. O território possui um alto contingente de pessoas com pouca renda financeira e com baixo nível de escolaridade. Além disso, a população é predominantemente jovem o que nos permitiu concluir uma predominância maior de problemas de saúde relacionados a gravidez na adolescência e ao uso de drogas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (133.9 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com