TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica "The Doctor"

Por:   •  29/8/2021  •  Resenha  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade de Cuiabá

Medicina 2021.1

Habilidade de comunicção

Alunha:  Gilmara Maria Mesquita de Araujo

Resenha círtica sobre o filme "Golpe do destino (The Doctor. 1991)"

o filme conta a hitória de Jack McKee, um médico bem sucedido, porém notóriamente arragante no seu local de trabalho e ausente em casa. ele descobre um câncer na laringe, descoberta que mudará sua vida, uma vez que ele se torna o paciente, vunerável e que precisa da presença da família nesse momento difícil.

   Jack tem uma relação bem distante com seus pacientes, é frio e ironico, além do mais, ele é ausente com sua família. No início do filme ele resolve fazer uma consulta, por conta de uma irritação na garganta, esse  já é o primeiro impacto sofrido por ele, uma vez que a médica que o atende age exatamente como ele age com seu pacientes, com um diálogo curto e frieza ao falar de um nódulo e a necesseidade de uma biópsia. A cena da biópsia tem um grande peso para o filme, pois jack age sempre com um ar de superioridade com os funcionários que o atendem. O seu trageto até a sala de cirurgia mostra a sua visão de está deitado na maca percorrendo os corredores, agora como paciente. A médica que o consultou conta que ele tem realmente câncer na laringe e precisa de tratamento, novamente fria e direta.

 O médico continua arrogante com os profissionais que irão auxiliar em seu tratamento. Nesse período ele conhece June Ellis uma paciente que o relata a negligência dos médicos em relação ao seu diagnóstico e com esse relato também percebemos o funcionamento restrito do sistema de saúde dos EUA. Depois de algum tempo de tratamento o comportamento de Jack como médico finalmente começou a mudar. No entanto, ele descobre que o tratamento não está fazendo efeito e precisa fazer uma cirurgia pra retirada do nódulo. É quando sua amizade com June fica bem forte, talvez porque eles entendessem bem a dor um do outro.

Jack resolve enfrentar sua médica, fala sobre suas atitudes medicas e a retira do seu tratamento. Ele resolve procurar outro médico, esse profissional tem uma conduta totalmente contrária a dele antigamente e da sua médica anterior. Antes da cirurgia, June falece, dor que o fortalece mais ainda. Durante a retirada do tumor, o médico mostra sua total empatia com seus pacientes, colocando até mesmo a música preferida de jack para tocar. A cirurgia correre e o medo que ele tinha de perder a voz só se concretiza por alguns dias, logo ele a recupera.

O final do filme mostra a transformação do Dr. jack McKee como médico e como pessoa ao tratar seus pacientes de forma atenciosa e ao se tornar um pai e marido amoroso e presente. Ele também inova a maneira de ensinar seus residentes, fazendo-os sentissem como pacientes, para, assim, mostrá-los a importância da empatia na conduta médica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (23.3 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com