TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do Código de Ética Médica

Por:   •  20/9/2016  •  Resenha  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  1.163 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha Crítica do Código de Ética Médica

        O Código de ética médica ordena a prática em saúde dos profissionais com envolvimento direto ou indireto com o paciente. Caso haja descumprimento o médico será penalizado. Os principais aspectos deste envolvem a melhora na relação saúde-cliente.

        O profissional deve agir de modo a preservar a liberdade de escolha dos indivíduos apresentando a este todos os tratamentos reconhecidos cientificamente para sua escolha. Além disso, a autonomia deve ser conservada para isso o paciente deve consentir sobre qualquer procedimento a ser realizado, salvo em situações de emergência onde a vida é colocada em risco.

        Ainda sobre a manutenção da autonomia, o cliente tem direito a procurar uma segunda opinião com a colaboração do primeiro que a atendeu, assim ele se sente mais seguro na escolha do tratamento. Em conformidade com outro princípio bioético, a beneficência, o profissional deve atuar sempre em benefício do paciente, respeitando e preservando sua dignidade e integridade.

        O médico deve trabalhar em equipe interdisciplinar e multiprofissional considerando a liberdade e independência dos outros, valorizando acima de tudo a saúde do paciente.

        Em casos onde não existem possibilidades de cura, devem-se evitar procedimentos desnecessários, oferecendo cuidados paliativos que propiciem alívio da dor e mais conforto ao usuário.

        A conduta precisa ser ética, respeitando a moral, não podendo participar de manipulação genética, visando seres humanos modificados ou para a escolha de sexo, por exemplo.

        O médico se esforçará para preservar a vida sobre qualquer hipótese, não podendo negar-se a atender em setores de urgência e emergência quando for sua obrigação fazê-lo.

        Este novo código de ética possui aspectos que buscam revolucionar a visão que o paciente tem sobre o médico, sobre um indivíduo autoritário, sem tempo para ouvir e até mesmo examinar. Apresenta artigos que prezam a relação médico-paciente buscando aperfeiçoá-la cada vez mais.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com