TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre Reticulo

Artigo: Resumo Sobre Reticulo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2014  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 2

1. RETICULO ENDOPLASMATICO.

São túbulos ramificados e vesículas achatas no citosol, ocupa metade da area total de membrana, delimitação de espaço interno, o lúmem do RE.

O RE é encontrado na maioria das células eucarióticas, nas quais ocupa, em média, 10% do volume celular, correspondendo a mais da metade do total de membranas presentes em uma célula animal.

Cisternas continuas com o envoltorio nuclear: Papel na biossintese de lipideos e proteinas -> produção para membrana plasmatica e organelas, armazenamento de Ca+2.

Composição Química

Membranas

• Bicamada lipídica com proteínas associadas.

• 30% de Lipídios: fosfolipídios, colesterol e glicolipídios.

• 70% de proteínas: proteínas estruturais, receptores ou enzimas (enzimas oxidativas, peptidases, hidrolases e transferases).

• No RER, estão presentes aproximadamente 20 tipos de proteínas que não observadas no REL.Lumen

• É aquosa e de composição bastante variada.

• As substâncias mais abundantes na lumen correspondem aos principais produtos de secreção de cada tipo celular.

• Também podem ser encontradas proteínas solúveis residentes do RE, como enzimas e chaperones, as quais facilitam o processamento pós- traducional das proteínas.

. Aspectos Funcionais

• O RE está relacionado à síntese, modificação e transporte de proteínas e lipídios. Essas que seguem 3 destinos: permanecem no RE, vão para organelas, secretado para o exterior da celula.

Secretado para o exterior da celula:

Via biossintetica secretora. Nesta via, proteínas e lipídios são produzidos no RER e encaminhados para o CG onde são processados e transportado para seu destino final, sendo o transporte realizado através de vesículas. Este transporte pode ser anterógrado qunado as substâncias percorrem a via em um determinado sentido a partir do RER através do CG até o destino final. Existe também retrogrado também mediado por vesículas a partir do CG em direção ao RE.

-- retículo endoplasmático rugoso :

Com ribossomos aderidos, possuem sintese e processamento de proteinas soluveis e transmembranas.

Aspectos funcionais:

sintese proteica: As proteinas são transferidas para o RER antes da sintese completa -> Termina nas cisternas. (processo co-traducional) (processo pos-traducional)

+ Proteinas transmembranas (Uma proteína transmembranar é uma proteína integral de membrana que atravessa a bicamada lipídica uma vez (unipasso) ou várias (multipasso). Podem-se distinguir três domínios nestas proteínas. Em primeiro lugar, uma zona que passa através da membrana, de características hidrofóbicas (que repele a água), que interage com os lípidos da bicamada lipídica (membrana celular).) e proteinas soluveis.

Aspectos funcionais:

Modificação de proteinas (adoção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com