TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resíduos Sólidos-

Dissertações: Resíduos Sólidos-. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4

Resíduos Sólidos- Características e Gerenciamento

O que é

Resíduos sólidos constituem aquilo que genericamente se chama lixo: materiais sólidos considerados sem utilidade, supérfluos ou perigosos, gerados pela atividade humana, e que devem ser descartados ou eliminados. É originado de lixo industrial, doméstico, comercial, agrícola, e serviços e de variação.

Definição

Definições alternativas incluem uma faceta econômica, ou seja, de que o resíduo é o material que não tem mais valor econômico para seu possuidor. Ou seja, resíduo é tudo aquilo que requeira processamento físico ou químico para reaproveitamento físico ou químico para reaproveitamento.

Sistema de Resíduos Sólidos

Os sistemas de resíduos sólidos constituem conjuntos ordenados de estruturas e serviços cujo objetivo é solucionar o manejo e a destinação de resíduos de forma sanitária e ambientalmente segura e viável do ponto de vista econômico.

Classificação por Origem

• Resíduos Sólidos Comerciais;

• Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde;

• Resíduos Sólidos de Serviços de Transportes;

• Resíduos Sólidos de Construção Civil.

Caracterização de Resíduos Sólidos

As características dos resíduos sólidos determinam a classificação dos resíduos e, consequentemente, a forma de manuseio e operação.

• Densidade aparente;

• Umidade;

• Composição qualitativa;

• Composição quantitativa;

• Caracterização Química.

Classificação segundo a Periculosidade

A norma técnica NBR 10004 – Resíduos Sólidos: Classificação (ABNT 1987) estabelece três categorias dos resíduos de acordo com sua periculosidade:

• Resíduos Perigosos;

• Resíduos não inertes;

• Resíduos Inertes.

Sistemas de Resíduos Sólidos Urbanos

Resíduos Sólidos urbanos são os resíduos gerados nas atividades urbanas, tipicamente de origem residencial, comercial e institucional.

Acondicionamento e Armazenamento

O acondicionamento correto é importante porque contribui para evitar a proliferação de vetores, e problemas com odores, estéticos e relacionados ao bem-estar.

A forma de acondicionamento deve obedecer a normas especificas, tais como tipo de embalagem, horário de colocação na calçada a quantidade máxima de volume, dependendo da regulamentação municipal. Deve também ser estabelecida de modo a facilitar a coleta e o transporte. Nos locais onde não é possível a acesso dos veículos de coleta, deve ser instaladas lixeira coletivas em pontos estratégicos, onde o veiculo possa chega e a população concentre o despejo do lixo.

Coleta e Transporte

A coleta dos resíduos deve ser feita com frequência adequada, levando em conta que o acumulo excessivo de resíduos pode aumenta os riscos para o meio ambiente e para a saúde publica, e que a frequência excessiva eleva o custo a níveis insuportáveis.

Tratamento

O tratamento dos resíduos sólidos procura modificar suas características como quantidade, toxidade e patogenia, de forma a diminuir os impactos sobre o ambiente e a saúde pública. As ajudas tecnológicas são aplicadas de acordo com as características particulares da composição dos resíduos, do município ou região e dos recursos disponíveis.

As áreas para disposição final exigem critérios de seleção rigorosos, e deve-se evitar áreas como solo muito permeável, com fraturas rochosas, sujeito a instabilidades sísmicas e áreas de proteção de mananciais.

No Brasil existe uma carência de aterros adequados para dispor resíduos industriais, em especial os resíduos perigosos. Por isso e pela falta de um controle mais rigoroso dos órgãos públicos, muitas vezes os resíduos industriais acabam misturados aos resíduos domiciliares.

Tratamento e Destinação

Na maioria dos municípios brasileiros, os resíduos sólidos domiciliares destinam-se a aterros adequados ou não, sem tratamento prévio. Existem diversas iniciativas de reciclagem de resíduos e de compostagem, que por enquanto ainda representam uma quantidade pouco significativa de resíduos tratados na maioria dos casos.

Triagem

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com