TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Risco E Impactos

Dissertações: Risco E Impactos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2014  •  2.293 Palavras (10 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 10

A expansão urbana vem trazendo vários impactos e riscos para a população do mundo todo são vários os problemas mas nessa trabalho abordamos alguns temas e problemas e soluções para tentar amenizar os riscos e impactos gerados pela expansão urbana entre eles a expansão e saúde, desenvolvimento desenfreado e engenharia sustentável .

A expansão urbana já vem sendo um problema desde séculos passados desde a produção industrial quando houve uma grande invasão de pessoas que migravam do campo para a cidade grande em busca de novas oportunidades de emprego e renda com formação de ruas e vilas totalmente fora de padrão habitacional.

Hoje esse problema fica em torno da não oportunidade de emprego para pessoas de baixa renda que o casa da formação de favelas onde pessoas moram em lugares inabitáveis sem saneamento básico e nenhum tipo de condição de vida, ou seja, e um despreparo dos governos para o crescimento populacional.

Os temas abaixo citado nesse trabalho são formas de amenização da situação.

1 EXPANSÃO E SAÚDE

A urbanização e sua expansão provocam grande impacto no meio natural e conseguintemente na saúde da população. Nas cidades, tanto pela imediata remoção da vegetação quanto pela alteração da dinâmica da paisagem, há transformações nos ciclos da água, no solo e componentes do ar.

Além desses fatores, a consequente falta de saneamento básico, descuidos públicos com áreas distantes dos centros urbanos e exploração dos recursos naturais impulsionam a modificação da paisagem.

Essa transformação modifica a qualidade de vida da população tornando propicia a disseminação de doenças. Muitas doenças são relacionadas à falta de saneamento básico, como febre tifoide, hepatite infecciosa, febre amarela, leptospirose, disenterias bacilares, cólera, dengue entre outras, afetando a qualidade de vida da população residente em áreas que não são dotadas de infraestrutura.

Sendo assim, para se atingir e manter a saúde do homem é necessário desenvolver outras atividades que interferem diretamente ou indiretamente no cotidiano das pessoas, com o desenvolvimento urbano adequado com direito a: habitação, com abastecimento de água e rede de esgoto, o trabalho, o transporte, a educação, a segurança, o lazer e o sistema de saúde eficiente, ou seja, o direito assegurado á vida.

2 DESENVOLVIMENTO DESENFREADO

Não basta ter conhecimentos relativos à cidade em que vivemos, precisa haver realmente planejamento urbano para evitar os riscos e impactos gerados pela expansão nas áreas urbanas visando qualidade sustentáveis para o meio ambiente e populacional.

Tem-se observado nas últimas décadas um sistemático crescimento das grandes e médias cidades, no mundo, sobretudo nos países subdesenvolvidos, assim como o crescimento e agravamento dos problemas sociais e ambientais que se reproduzem no espaço urbano.

Com o crescimento das cidades, inúmeras áreas ambientais, rurais e de uso agrícolas são incorporadas a malha urbana, revelando as transformações do espaço diante das necessidades de reprodução do capital, sem que haja um planejamento ideologicamente pautado pelo viés da justiça social e da preservação ambiental.

O avanço da área urbanizada sobre zonas frágeis do ponto de vista ambiental não ocorrem de maneira desordenada, mas sim de acordo com os interesses do mercado imobiliário. Inúmeros são os loteamentos que surgem no entorno de zonas ambientais, como no caso de loteamentos próximos a leitos de rios e praias no litoral, onde a ocupação ocorre, em grande parte, pela demanda das camadas sociais de alta renda que tem como objetivo a construção de casas de campo e de férias voltadas para o lazer.

Podemos ver e acompanhar este processo de expansão Urbana diariamente basta observar durante o trajeto durante um percurso de carro ou ate mesmo de ônibus as modificações em áreas que antes eram ocupadas por matas nativas que cada dia está perdendo espaço para conjuntos habitacionais, condomínios de luxo e setores industrializados, ao mesmo tempo notamos os efeitos causados pelo desenvolvimento poluições, desmatamentos e degradações de áreas e sem falarmos das probabilidades de geração de doenças ao homem.

Muito já foi feito para reeducar a sociedade na perspectiva da temática educação ambiental. Mas, sabemos, que um fator para esta falta de conscientização é o crescimento urbano populacional de forma desenfreada sem políticas públicas de conservação e prevenção do meio ambiente, consequentemente do solo regional.

A sociedade vive uma crise ambiental jamais vista pelo fato que esta mesma sociedade propõe medidas paliativas de inibição ao crime contra o ecossistema. Mas a mesma sociedade precursora desta destruição ambiental, em busca de um prazer instantâneo.

Buscamos refletir questões ambientais dentro do paradigma da educação brasileira uma vez que a responsabilidade de preservar o ecossistema do planeta é responsabilidade do sujeito, seja ele educador ou educando, pois ao contrário estamos fadados a destruição.

3 ENGENHARIA SUSTENTÁVEL

As Engenharias, em particular á da construção civil, aparecem como uma figura extremamente importante para o desenvolvimento urbano sustentável e para a preservação ambiental, um dos pontos fundamental durante o processo de da realização de obras ou empreendimentos e o conhecimento das áreas a ser exploradas, realizando levantamentos analíticos do solo, vegetação nativa respeitando as áreas ambientais, para não gerar problemas futuros, tanto para a população quanto ao meio ambiente. No contexto geral, as obras geotécnicas são muitas às vezes causadoras de grandes impactos e danos ambientais. Assim são as obras rodoviárias, usinas hidrelétricas, construções de edifícios e conjuntos habitacionais e outros, como suas áreas de empréstimo exploradas de modo inadequado, com lançamentos inapropriados de suas drenagens superficiais e profundas, com a falta de revegetação e proteção dos tabules de corte e aterro, todos gerando problemas de erosão e assoreamento de curso d água e reservatório. A necessidade de minimização dos impactos ambientais gerados pelas edificações e a difusão dos conceitos de desenvolvimento sustentável levaram o setor a buscar construções com melhor desempenho ambiental. A considerável geração de resíduos nas atividades de construção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com