TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RISCOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA ÁREA DE EXPANSÃO URBANA

Casos: RISCOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA ÁREA DE EXPANSÃO URBANA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

Em virtude do grande crescimento populacional e do êxodo rural para os grandes centros, nas cidades e principalmente nas grandes metrópoles, cada vez mais se faz necessário um planejamento ambiental correto e sensato na área da construção civil em geral.

A indústria da construção embora possa não parecer é responsável por grandes impactos ambientais, pois é muito abrangente e de grande influencia na área econômica, ambiental e na sociedade. A primeira vista se torna um tanto quanto imperceptível, mas é uma atividade extremamente poluente e com um produto final que consome muitos recursos.

Devido à escassez de solo, as construções são planejadas na sua maioria de maneira vertical, nisso resulta em escavações e fundações cada vez mais profundas e com esse crescente problema, as pessoas que militam na engenharia terão de ser preparadas para analisar e evitar ao máximo os problemas ambientais que venham a ser gerados nessas construções.

Nota-se que o meio ambiente não é um assunto tratado com a seriedade necessária durante a fase de elaboração dos projetos. As obras geotécnicas de escavações e fundações e as obras rodoviárias são as que causam os maiores impactos ambientais por não terem um planejamento ambiental correto.

2 DESENVOLVIMENTO

Existem princípios de Direito Ambiental importantes para a preservação e a sustentabilidade do meio ambiente, dois deles são o princípio da prevenção e o princípio da precaução.

O Princípio da Prevenção que como o próprio nome já diz, trata-se de prevenir os danos e evitá-los quando já são conhecidos.

O Princípio da Precaução é sabe-se que o risco existe, mas não é completamente conhecido.

A garantia de meio ambiente preservado para as futuras gerações é um direito previsto pela Constituição Federal Brasileira, ou seja, é um assunto que deve ser tratado com o devido valor e importância quando se começa a elaboração de projetos de construção, principalmente nos de grandes proporções que possam vir a gerar grandes impactos ambientais.

Os efeitos gerados com o mau planejamento ambiental e com análises falhas nas obras acarretam em sérios problemas, não só ambientais, mas também sociais, já que podem causar danos diretos a comunidade localizada em suas imediações, contaminação do lençol freático, que é fonte de água, desabamentos, impermeabilização excessiva do solo que gera inundações, entre outros problemas.

3 CONCLUSÃO

Os centros urbanos não vão parar de crescer, aparentemente não se tem como frear o desenvolvimento, baseada nessa crença se pode concluir que se a engenharia civil tratar o uso do meio ambiente de forma consciente e racional, avaliando de forma séria e competente todas as possibilidades de riscos e danos ao meio ambiente e a população, e tomando as medidas certas para dentro do possível evitá-los, muitos problemas, desastres e transtornos podem ser evitados.

Se o caminho do desenvolvimento seguir na direção esperada do avanço tecnológico, podemos ter esperança de um meio ambiente preservado na medida do possível para os nossos descentes e seguintes gerações.

Não podemos esquecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com