TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro Anamnese Porto 8°ed

Por:   •  20/1/2021  •  Seminário  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 2

ANDRE LUIS MARCONDES FERNANDES – 36438

Atividade continuada 01

  1. O diagnóstico da DM2 é confirmado pela presença de 2 exames alterados (evidenciando a diabetes estabelecida) ou pela glicemia ao acaso ≥ 200mg/dl com sintomas inequívocos de hiperglicemia. Os exames, e seus parâmetros para o diagnóstico de diabetes, são: Glicose em jejum, ≥ 126mg/dL; Glicose 2 horas após sobrecarga com 75 g de glicose, ≥ 200mg/dl; HbA1c, ≥ 6,5. O rastreio é feito pela realização periódica, entre 3 ou 4 anos ou anualmente para pré-diabéticos, de exames aplicados no diagnóstico de DM2 em: indivíduos acima de 45 anos de idade ou, em qualquer idade, pacientes com sobrepeso/obesidade, hipertensão arterial ou história familiar de DM2. Idealmente, o rastreio deveria ser feito, neste caso, após a retirada do corticoide utilizado pela paciente, pois não há indicação médica para sua utilização, a princípio, além de possuir efeito hiperglicemiante, o que altera a glicemia do paciente, assim influenciando o diagnóstico. Exceto pelo fato citado anteriormente, que torna o rastreio imperfeito, o rastreio foi adequado pois a paciente possui indicação para tal como, por exemplo, a obesidade grau 2 (32,8 kg/m²).
  2. Deve ser tratado: DM2, HAS, dislipidemia e obesidade (medidas gerais).

Medidas gerais: cessar o tabagismo (com medidas farmacológicas como utilização de bupropiona, se necessário), realização de atividades físicas (150min/sem ao menos), vacinação, caso esteja “atrasada”, e alimentação hipocalórica (-500 a -1000kcal/dia) com hortaliças e demais fontes de fibras/vitaminas.

Para diabetes, além das medidas gerais, dentre os hipoglicemiantes disponíveis (sulfonilureias, glinidas, arcabose, biguanidas, glitazonas, incretínicos e glicosúricos), poderemos iniciar com:

METFORMINA 850mg-------------------------120cp

Iniciar com 1 cp VO no café da manha por 1 semana e depois 1 cp VO 2x ao dia (café e janta)

Para HAS, além das medidas gerais, podemos retirar o BB e prescrever associação (alto risco CV):

ENALAPRIL 5MG-----------------------------60cp

1 cp VO 1x ao dia

HIDROCLOROTIAZIDA 25MG---------------60cp

1 cp VO 1x ao dia

Para dislipidemia (LDL 190), além das medidas gerais, é necessário o uso de estatina para se adequar a meta de LDL <70 :

SIVASTATINA 40MG---------------------------60cp

Tomar 1 cp VO 1x ao dia (noite)

EZETIMIBA 10MG-------------------------------60cp

1 cp VO 1x ao dia

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com