TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTEIRO DE PROJETO POLITICO PEDAGOGICO ED. INFANTIL

Por:   •  17/11/2018  •  Dissertação  •  2.306 Palavras (10 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 10

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 2018

  1.  Dados gerais:

NOME DA ESCOLA: Centro Educacional Municipal Semente do Amanhã

CÓDIGO DO MEC: 28082368  email: cemsagrossos2018@gmail.com

ENDEREÇO: Rua Raimundo Ferreira Gonçalves, S/N

BAIRRO/COMUNIDADE: Centro Cidade: Grossos/RN

LOCALIZAÇÃO: ( x) urbana    (    ) Rural

PARTE I – A REALIDADE DA ESCOLA

  1. DIAGNÓSTICO 
  1. Contexto da escola

· Ambiente social, cultural e físico : A escola conta com 305 crianças de 2 a 5 anos em idade de educação infantil, divididos em 12 turmas. No turno matutino, tem 6 turmas, crianças com idade de 2 a 3 anos e 11 meses, divididos em 5 turmas pré-escola. No turno vespertino, atende crianças de 4 e 5 anos, divididos em 6 turmas. No contexto socioeconômico e cultural são oriundas de classe média baixa, sendo que a maioria das famílias possui casa própria. A grande parte da renda das famílias da cidade vem da Indústria Salineira, do Comércio e do Serviço Público. Quanto à religiosidade a maioria é católica. A estrutura familiar, em maioria, baseia-se em pai e mãe sendo responsáveis pelo aluno cuja escolaridade, em sua maioria, é de ensino fundamental e médio. Quanto ao Programas do Governo grande parte possui o Bolsa família. O meio de transporte mais utilizado pelos pais para se locomoverem são: moto e bicicleta, ainda utilizam o ônibus como meio de transporte. A escola conta com 305 crianças de 2 a 5 anos em idade de educação infantil, divididos em 12 turmas. No turno matutino, tem 6 turmas, crianças com idade de 2 a 3 anos e 11 meses, divididos em 5 turmas pré-escola. No turno vespertino, atende crianças de 4 e 5 anos, divididos em 6 turmas.           

· Situação socioeconômica e educacional da comunidade : No contexto socioeconômico as crianças são oriundas de famílias de classe média baixa, sendo que a maioria das famílias possui casa própria. A grande parte da renda das famílias da cidade vem da Indústria Salineira, do Comércio e do Serviço Público. Quanto à religiosidade a maioria é católica. A estrutura familiar, em maioria, baseia-se em pai e mãe sendo responsáveis pelo aluno cuja escolaridade, em sua maioria, é de ensino fundamental e médio. Quanto ao Programas do Governo grande parte possui o Bolsa família. O meio de transporte mais utilizado pelos pais para se locomoverem são: moto e bicicleta, ainda utilizam o ônibus como meio de transporte.

  1. Caracterização da escola (identidade)

  1. Histórico da escola : Inicialmente a creche foi criada com característica assistencialista, na Gestão do então prefeito o Sr Raimundo Gonçalves inicialmente se chamava “projeto casulo” e funcionava em dois turnos numa parceria da Secretaria de Educação e Desporto e a Assistência Social, tinha como intuito amparar às famílias carentes, cujos pais trabalhavam fora. No início da gestão do Sr. João Dehon da Silva, a instituição continuava assistencialista, a partir de 2001 começou a parceria entre Assistência Social e a Secretaria de Educação e Desporto, nesse período a Secretária da Assistência Social Maria Suelda de Souza, solicitou dos professores da creche sugestões para nomear a mesma, sendo considerada a sugestão da professora Márcia Silva e assim em 2002, passou a chamar-se Centro Educacional Municipal Semente do Amanhã, a partir de 2003 funcionava em parceria a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Educação e Desportos, tendo como secretária, Maria da Conceição de Souza. Nesse período ainda sem sede própria funcionava no Centro Catequético Dom Bosco. No ano de 2005, na gestão do Sr. Dehon Neto da Costa (Dehon Caenga – in memorian), alugou o prédio do Centro Juvenil, pertencente a igreja católica, e foi preciso investir na estrutura física do prédio para oferecer um ambiente adequado às crianças. Por motivos adversos, nesse mesmo ano “Dehon Caenga” administrou apenas 6 meses, passando a partir daí o Vice prefeito o Sr Veronilde Caetano da Silva assumiu a administração da cidade. A partir da sua gestão o CEMSA passou a funcionar no prédio do “antigo Casulo” onde até hoje mantém suas atividades. Somente a partir do ano de 2007 que o CEMSA passou a ser administrado, exclusivamente, pela Secretaria de Educação e Desportos. Em 2011, pela direção da Sra. Eziaura Macedo de Oliveira o CEMSA passou a contar com o Programa Dinheiro Direto na Escola, PDDE, foi criado o Caixa Escolar, a partir dessa criação a instituição passou a receber recursos federais dando autonomia para a aquisição de materiais e equipamentos para apoio pedagógico e funcional da instituição. A partir de 2016, além de atender a creche o CEMSA passou também a atender alunos com idade de pré-escola. Nesse ano, a secretária Daniele de Fátima Oliveira juntamente com os órgãos competentes estudou uma forma de melhorar o ensino infantil do município e decidiram por unificar a Educação Infantil de Grossos, tendo em vista que as turmas da pré-escola já funcionavam em anexo no prédio da Creche, por isso vieram as 06 turmas da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus e a Sra. Kelly Cristina Silva Costa, que atua na direção do CEMSA desde 2013, recebeu as turmas com entusiasmo.
  1. Situação física da escola:  O Centro Educacional Municipal Semente do Amanhã é um estabelecimento educativo que ministra apoio pedagógico e cuidados as crianças com idade de 2 a 5 anos, conforme as normas nacionais de educação. Funciona em prédio público municipal é um espaço totalmente assistido para o cuidado das crianças nessa faixa etária. Os responsáveis em administrar a rotina da criança promovendo o desenvolvimento cognitivo e motor, são pedagogos, alguns já especialistas na área. Para a creche as salas contam com um professor e um auxiliar. A creche conta com 6 salas de aula, uma cozinha equipada, 2 banheiros (um masculino e outro feminino) com sanitários adaptados para as crianças. Possui uma sala de secretaria, onde funciona também a biblioteca. Tem um pátio com alguns brinquedos onde é utilizado para o lazer e atividades fora da sala de aula.
  1.  Recursos humanos e materiais:  

TABELAS COM INFORMAÇÕES SOBRE O NÍVEL DE ESCOLARIDADE E VÍNCULOS FUNCIONAIS DOS GESTORES, PROFESSORES E DEMAIS FUNCIONÁRIOS:

TABELA 1 - GESTORES (Diretor(a) e Coordenador(a)

Ano

2018

Ensino Médio – Pedagógico

Ensino Sup.Incompleto

Ensino Superior

Pós-Graduação

Efetivo

Temp.

Efetivo

Temp.

Efetivo

Temp.

Efetivo

Temp.

Diretor

01

Vice diretor

01

Coordenador (a)

01

01

Total

02

02

TABELA 2 - PROFESSORES

Ano

 2018

Ensino Médio – Pedagógico

Ensino Sup.Incompleto

Ensino Superior

Pós-Graduação

Efetivo

Temp.

Efetivo

Temp.

Efetivo

Temp.

Efetivo

Temp.

Professores

01

02

05

01

03

14

03

Total

03

05

04

17

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (181.6 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com