TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTEIRO ESTÁGIO ED INFANTIL

Por:   •  5/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

ANEXO – ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO

        

1 Caracterização da instituição em relação à Educação Básica

Organização: O Núcleo de Educação Infantil Santa Inês, atende as crianças no período das 07h às 19h, sendo as turmas do berçário e maternal no período integral.

No total são 10 turmas, sendo 2 berçário II, 2 maternal I, 2 maternal II, 2 Jardim I e 2 Jardim II. A média de alunos por turma varia de acordo com o tamanho da sala. No total são 215 crianças na faixa de 0 a 5 anos.

Na escola tem 66 funcionários, sendo 3 administrativos, 49 docentes, 7 serviços gerias e 7 cozinheiras.

O acesso dos pais não é restrito, acontece na acolhida e despedida da criança, para uma conversa detalhada deverá ser previamente agendada com a professora.

Infraestrutura: descrição dos aspectos físicos da escola: prédio de alvenaria, com boa conservação e limpeza externa e interna, estrutura das dependências: oito salas com banheiros e solários, uma secretaria, uma sala de professores, cozinha, depósito para materiais de expediente, limpeza e alimentos, refeitório, área coberta, área externa com parquinho, dois banheiros para funcionários, uma brinquedoteca, uma lavanderia e um depósito de gás.

Na sala do Maternal I – A tem um balcão de MDF, 30 camas móveis, 8 mesas plásticas, 2 prateleiras suspensas, 1 ar condicionado, 4 penduradores, 30 cadeiras plásticas, 1 TV/DVD, 2 ventiladores de parede, 1 espelho, 1 trocador e 1 chuveiro elétrico.

Cada aluno recebe um uniforme fornecido pela prefeitura, porém o uso não é obrigatório. Com relação a pequenos consertos e aquisições, além dos insumos recebidos pela prefeitura, a escola conta com a arrecadação espontânea da Associação de Pais e Professores.

Projeto Político-Pedagógico e regimento escolar: 

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (2013), a avaliação é instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na busca de melhores caminhos para orientar as aprendizagens das crianças. Ela deve incidir sobre o contexto de aprendizagem: as atividades propostas e o modo como foram realizadas, as instruções e os apoios oferecidos as crianças individualmente e ao coletivo de crianças, a forma como o professor respondeu as manifestações e as interações das crianças, os agrupamentos que as crianças formaram, o material oferecido, o espaço e o tempo garantido para a realização das atividades.

A dinâmica das avaliações consiste em um relato de vivências que contemplem as recomendações supracitadas na DCNEI, cuja origem dá-se pela observação e registro diário com base no planejamento da sala.

As avaliações são elaboradas por todas as professoras da turma, num período semestral, que são entregues aos pais e postadas no sistema IEDUCAR no maio do ano e n final do ano. As avaliações são de forma individual, através de registro descritivo. O portfólio, como registro do conhecimento adquirido e da expressão artística da criança, é enviado aos pais no final do ano, seguido de registros fotográficos.

2 Caracterização do corpo docente

São 49 professores de sala de aula e 3 na gestão escolar: a diretora, a supervisora e a administrativa. A formação continuada para docentes ocorre quando fornecido pela secretaria da educação municipal.

3 Caracterização dos professores entrevistados

Aspectos gerais: As professoras são formadas em pedagogia e são efetivas pela prefeitura, todos com experiência profissional acima de 5 anos. Como recurso midiático, na sala tem uma TV com aparelho de DVD. As técnicas para a explanação dos assuntos são roda de conversa sobre o tema a ser trabalhado, históricas contadas de diferentes formas lúdicas para atrair as crianças, a fim de participarem da contação, além de atividades dirigidas sobre o tema proposto.  e , relacionamento com os alunos, regime de trabalho, o professor mora no bairro e/ou município no qual a escola está edificada, o professor busca formação/atualização profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (76.7 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com