TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA RENAL

Monografias: SISTEMA RENAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 2

1) Ingerida na forma liquida, a água contida nos alimentos e metabolização (oxidação de carboidratos).

2) Existem dois tipos de perda de água no organismo, a não percebida que ocorre no trato respiratório (evaporação), pele (difusão) e a percebida, que ocorre pela urina, suor e pelas fezes.

3) O sistema renal é composto por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra.

4) Os rins desempenham suas funções mais importante através da filtração do plasma e remoção de substâncias do filtrado em graus variáveis,dependendo das necessidades do organismo.Além disso,eles depuram o filtrado de substâncias indesejáveis,excretando -as na urina,enquanto retêm substancias necessárias,devolvendo as ao sangue.Os rins desempenham múltiplas funções que são: Regulação do equilíbrio hidreletrolítico,regulação da osmolaridade dos líquidos corporais e das concentrações dos eletrólitos, regulação do equilíbrio ácido básico, excreção de produtos de degradação metabólica e substancias químicas estranhas, regulação da pressão arterial, secreção de hormônios(eritropoetina,por exemplo) e gliconeogênese(síntese de glicose).

6) Filtração glomerular, reabsorção de substâncias do fluido tubular para a corrente sanguínea e secreção de substâncias da corrente sanguínea para o fluido tubular.

7) Arteríola aferente, Arteríola eferente, Cápsula de Bowman, Glomérulo de Malpighi, Túbulo contorcido proximal, Alça de Henle, Túbulo contorcido distal ,Túbulo coletor.

8) O AJG é parte de um complexo mecanismo de feedback que regula o fluxo sanguíneo renal (feedback túbulo glomerular) e a taxa de filtração glomerular e, indiretamente, modula o balanço de sódio e a pressão sanguínea sistêmica, através do sistema renina-angiotensina-aldosterona.

9) Aldosterona. A aldosterona aumenta a reabsorção de sódio e a secreção de potássio.O mecanismo pelo qual a aldosterona aumenta a reabsorção de sódio,em quanto aumenta ao mesmo tempo a secreção de potássio,consiste na estimulação da bomba de sódio potássio ATPase na fase basolateral da membrana do túbulo coletor cortical.A aldosterona também aumenta a permeabilidade do lado luminal da membrana ao sódio. São utilizados Diuréticos.Inibidores adrenérgicos.Vasodilatadores diretos. Bloqueadores dos canais de cálcio.Inibidores da enzima conversora da angiotensina. IECA e Antagonistas dos receptores de angiotensina II. ARA.

10) Túbulo distal, túbulo proximal, ducto coletor cortical, ducto coletor medular interno.Vitaminas e sais minerais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com