TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saneamento E Parasitologia

Artigos Científicos: Saneamento E Parasitologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 3

Amebíase (Protozoonose)

A ameba é um parasita monoxênico, o seu ciclo começa quando o indivíduo ingere os cistos que foram eliminados ao meio ambiente por outro indivíduo infectado, através da água ou alimentos contaminados já maduros. Ao chegar no intestino delgado ocorre o desencistamento, transformam-se em amebas ativas(trofozoítos) que migram para o intestino grosso. As amebas invadem a mucosa intestinal, alimentam-se dos glóbulos vermelhos, atingindo vasos sanguíneos ou linfáticos, disseminando-se para quase todos os órgãos e tecidos. Também produzem mais cistos para liberação nas fezes, para de novo ocorrer uma reinfestação de outro hospedeiro.

A doença causa sintomas lentos e progressivos como diarreia, dores abdominais, náuseas e vômito. Há também a perda de peso, fadiga e alterações psíquicas. O diagnóstico é feito através de exame de fezes. A profilaxia é através do tratamento adequado dos doentes, medidas higiênicas, melhorias nas condições econômicas e sociais da população e tratamento de esgoto. Inclui também o combate às moscas, a lavagem adequada de alimentos crus e realização de exames em “manipuladores de alimentos” com frequência.

Teníase (Zoonose)

É uma doença causada pela larva Taenia Solium(suína) ou Taenia Saginata(bovina), ambas dixênicas, pois tem um hospedeiros intermediário e o hospedeiro definitivo e obrigatório. Seu ciclo se inicia quando o indivíduo ingere a carne mal cozida com cisticercos – ou seja, quando o hospedeiro intermediário já está infectado, onde o parasitismo ocorre na musculatura. – o cisticerco vai para o intestino, onde eclode e a larva se liberta, fixa o escólex na parede intestinal e inicia a formação e crescimento da taenia. Assim inicia a produção de proglótes maduras, contendo testículos e ovários, elas se reproduzem entre si e originam proglótes grávidas, cheias de ovos, elas se desprendem-se e são liberadas nas fezes.

Muitas vezes a teníase é assintomática. Porém, podem surgir transtornos digestivos como: alterações do apetite (fome intensa), náuseas, diarréias freqüentes, perturbações nervosas, irritação, fadiga e insônia. O diagnóstico é feito através de ultrassonografias, tomografias, ressonância magnética e radiografia. O tratamento é com medicamentos como niclosamida ou praziquantel (dose única).

Ascaridíase (Zoonose)

A ascaridíase é uma das doenças causadas por vermes mais comuns em humanos por todo o mundo. Ao ingerir o ovo através de alimentos ou água contaminados, ele vai direto para o intestino delgado onde eclodem liberando uma larva de cada ovo. Cada larva penetra no revestimento intestinal e vai direto para corrente sanguínea, atingindo o fígado, coração e pulmões, onde essas larvas sofrem mudanças e aumenta de tamanho. Em seguida, são deglutidas e atingem o lúmen do intestino delgado, por causa da oferta de nutrientes, onde crescem e se transformam em vermes adultos. Após o acasalamento, a fêmea inicia a liberação de cerca de 15.000 ovos por dia, todo esse ciclo que começou com a ingestão de ovos, até a formação de adultos, dura cerca de 2 meses. Os ovos são eliminados com as fezes. Dentro de cada ovo, dotado de casca protetora, ocorre o desenvolvimento de um embrião que, após algum

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com