TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parasitologia

Trabalho Escolar: Parasitologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/8/2013  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  943 Visualizações

Página 1 de 4

Apresentação

O projeto de extensão e ‘’Profilaxia de Doenças Parasitárias’’ foi proposto com o intuito de conscientizar as crianças a respeito das parasitoses mais frequentes nas suas faixas etárias. Em especial, sobre esquistossomose, doença de alta frequência na cidade de Jequié, devido ao grau elevado de contaminação do Rio de Contas e a quantidade de famílias que moram em suas margens.

O projeto foi realizado semanalmente, de 28 de outubro a 20 de dezembro de 2011, das 15:00h ás 16:30, ás terças-feiras, com alunos da primeira série do segundo ano do Colégio CAIC. Nas visitas tivemos o acompanhamento da bolsista Gisele Lima do III semestre de enfermagem, e da Profa Dra. Camila Pereira.

As atividades desenvolvidas possuíam um caráter didático como principal e lúdico como secundário, afim de conscientizar as crianças e levar oque aprenderam aos seus pais para assim prevenir nas doenças estudadas.

04

Objetivo Geral

Esse projeto tem como principal objetivo desenvolver o conhecimento nas crianças sobre as parasitoses mais encontradas nas suas faixas de idade. Além de mostrar a prevenção e explicar ciclos de vida dos parasitas e alertar também, para medidas básicas de higiene.

05

Metodologia

As atividades desenvolvidas possuíam um caráter didático como principal e lúdico como secundário, afim de conscientizar as crianças e levar oque aprenderam aos seus pais para assim prevenir as doenças estudadas.

06

Recursos

 Cartolinas;

 Emborrachados (EVA);

 Cola;

 Tesoura;

 Fantasias;

 Mascaras;

 Óculos caracterizados;

 Papel ofício;

 Tinta guache;

 Lápis para pinta, etc.

07

Relatório

1o Dia: 11 de Novembro de 2011.

Objetivo específico: Apresentação dos estagiários as crianças e explicação e aplicações de atividades lúdicas sobre o Meio ambiente, Dengue e Leishmaniose Visceral Americana (Calazar).

No primeiro dia os estagiários usaram fantasias de acordo com a história proposta pela professora Doutora Camila Pereira, ‘’Quita Mosquiita’’. Quando chegaram à sala os alunos ficaram bem entusiasmados. Começamos o trabalho com a apresentação de todos através da dinâmica da ‘’bolha’’, que consistia em cada aluno entrar no circulo e no meio se apresentar.

Depois foi apresentada uma peça teatral contando a estória de “Quita Mosquita”. Após apresentação da peça, foram feitas perguntas sobre o tema expostos afim de observar se as crianças tinham realmente fixado o assunto.

Fizemos comentários de prevenção da dengue, uma vez que muitos deles já sabiam bastante sobre o tema e sua medidas de prevenção. Levamos caixas e lixo para a sala para que as crianças colocassem cada item na caixa certa da reciclagem e conscientização sobre o meio ambiente.

Após todas as explicações aplicamos mais atividades sobre os temas expostos e o rendimento e acerto das mesmas foram de 100 %.

Total de alunos : 20

2o Dia: 18 de Novembro de 2011.

Objetivo específico: Desenvolver o conhecimento dos alunos sobre Ancilostomose (Verme do Amarelão).

No segundo dia os discentes de Enfermagem chegaram à sala caracterizados de personagens da estória de “Jeca Tatu”. Logo após a apresentação da peça teatral foi bastante enfatizado que não se pode andar descalço afim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com