TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saneamento No Mato Grosso

Casos: Saneamento No Mato Grosso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 5

Apresentação do Grupo + Conceito de Saneamento – 1ª Pessoa

Saneamento básico é a atividade relacionada com o abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando à saúde das comunidades.

Importância do Saneamento –1ª Pessoa

A falta de saneamento básico, aliada a fatores socioeconômicos e culturais, é determinante para o surgimento de infecções por em teroparasitoses, sendo as crianças o grupo que apresenta maior susceptibilidade às doenças infectocontagiosas. Nos países mais pobres ou em regiões mais carentes, as doenças decorrentes da falta de saneamento básico (viróticas, bacterianas e outras parasitoses) tendem a ocorrer de forma endêmica. No Brasil, figuram entre os principais problemas de saúde pública e ambiental.

As enteroparasitoses são doenças prevalentes em crianças e adolescentes residentes em países em desenvolvimento, sendo amplamente distribuídas. A prevalência de enteroparasitoses é maior em áreas rurais e marginalizadas, podendo o indivíduo estar monoparasitado ou apresentar dois ou mais enteroparasitos. A presença de verminoses pode influenciar negativamente o estado nutricional do hospedeiro, o que, por sua vez, afeta o crescimento físico e os desenvolvimentos psicomotor e educacional.

Cólera

Agente: Bactéria - Vibrio cholerae

Transmissão: Via fecal-oral, consumo de água e contaminados.

Diarreia Infecciosa

Agente: Bactéria - Escherichia ColiTransmissão: Via fecal-oral, pelo consumo de água e alimentos contaminados.

Hepatite A Agente: Vírus HAV

Transmissão: Via fecal-oral, pelo consumo de água e alimentos contaminados.Leptospirose Agente: Bactéria Leptospira interrogans

Transmissão: Pelo contato da pele ou mucosa com água ou lama contaminada pela urina infectada do rato.

O cenário do saneamento no Mato Grosso – 2ª Pessoa

O estado tem um dos piores sistemas de saneamento básico e é o segundo mais violento da Amazônia Legal. 71 % dos domicílios ainda possuem a fossa rudimentar, que pode comprometer o lençol freático e acarretar doenças à população.

Os dados foram divulgados pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON), Um dos pesquisadores, a consultora do instituto Danielle Celantano, destaca que o tratamento do esgoto é caro, mas que é possível ser feito, principalmente em cidades "pequenas e novas". Por terem uma estrutura menor, fica viável um planejamento para os resíduos sólidos. "Se os gestores investirem em saneamento, a economia em (gastos com) saúde é reduzida em até 34 vezes".

Estudos Referentes – 2ª Pessoa

Estudo diz que faltam água, esgoto e coleta de lixo a 15,8% das crianças no Estado. Segundo a pesquisa feita pelo IBGE no ano de 2013 mais de 15% das crianças e adolescentes com idade até 14 anos em Mato Grosso vivem em casas sem abastecimento de água, esgoto e sem coleta de lixo, acima da média nacional, que é de 10,2%. A situação é mais grave em relação à falta de esgoto, que afeta 74,3% das pessoas nessa faixa etária.

Panorama Atual – 3ª Pessoa

O Estado do Mato Grosso é hoje o único estado brasileiro a ter 100% dos municípios de até 50 mil habitantes com os Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) em andamento. Segundo a Secretaria Adjunta de Saneamento que tem por meta promover a universalização dos serviços públicos de saneamento dentro dos limites de qualidade necessários à população mato-grossense.

Buscando dar apoio às prefeituras, uma vez que cabe aos municípios formular a política pública e elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), o Governo do Estado de Mato Grosso, em parceria com o Governo Federal (Funasa-MT), está auxiliando 108 municípios mato-grossenses na elaboração dos PMSB.

O que é o PMSB – 3ª Pessoa

É um documento que mostra quais os caminhos do saneamento básico no município. Serve para definir como serão feitas as ações de saneamento, e também quanto tempo e quanto dinheiro será necessário para colocar essas ações em prática. A existência do plano será condição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com