TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saneamento básico

Trabalho Universitário: Saneamento básico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  6.289 Palavras (26 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 26

RESUMO

Desde os primórdios de nossa história, o homem sentiu-se a necessidade de está se interagindo uns com os outros e dentro deste propósito de comunicação, caminha o homem ao longo de sua história evolutiva. E educação, tende a se afirmar neste desenvolvimento humano, e neste brilhantismo da evolução tecnológica, e globalização de mercado mundial, ela vem renascer com seu brilho, que horas estava ofuscado, chamando para o despertar de um novo mundo. E por meio dela vamos nos conhecer como corpo e sua fragilidade incluindo o tema saúde onde ela está e como vamos encontrar, manter e preservar.

Partindo de um pressuposto de que a água, é um elemento indispensável para a vida, e que por sua vez, é também a grande vilã das doenças, de veiculação hióricas, não por ela ser causadora, mas sim pela ação do homem junto ao meio em que ele está inserido, e a agressão deste no meio ambiente, vem causando não só mudanças climáticas, mas transtornos ao poder público, no que se refere a saúde.

É daí que começamos a intervir com a educação no projeto de mudanças de hábitos, de comportamento, levando as pessoas para um novo despertar, com filosofia de vida para promover saúde. É neste conjunto de ações que vamos na verdade trabalhar prevenção, onde torna-se essencial para toda uma sociedade, o conhecimento, a participação popular, na consolidação da saúde. E por meio do conhecimento é onde vamos diagnosticar, a situação problema atual e suas conseqüências para gerações futuras, e uma vez no campo diagnosticando com os alunos, a dimensão da problemática, vamos restruturar e fortalecer nossos planos de ação.

Como fazer uma fossa seca; como fazer uma fossa como sumidouro; como fazer uma fossa biológica; como fazer um tanque séptico.

E assim, coletando de consultas dados e dos resultados dos exames de laboratórios e comparados ao antes e depois do Programa de Educação em Saúde e mobilização social implantados nas escolas.

APRESENTAÇÃO

Nós Alunos da Faculdade de Ciências Aplicadas “Sagrado Coração” Sistema de Ensino UNILINHARES, capacitando-se para dar aula de 1ª a 4ª série, sentimo-nos no dever de trabalhar este projeto por ser de grande necessidade para o bem estar físico e social de toda a comunidade onde trabalha. A escola, por ter um papel fundamental na mobilização social, entra como principal aliada na luta de preservação ambiental, onde direciona para o futuro uma vida melhor, a conscientização e preparação destes pequenos educandos que irão fazer grande diferença num mundo globalizado.

Este tema foi escolhido com a intenção de incentivar as pessoas a construir fossas nas residências, o aprendizado acompanhado de ações é para a vida toda. Entende-se hoje que, muito mais importante que transmitir fatos e acontecimentos sobre o meio ambiente, é trabalhar com ações concretas, diminuindo as contaminações das águas de rios e córregos das comunidades.

Sanear um local é torná-lo habitável, ou seja, tornar o ambiente próprio para moradia das pessoas. Sabemos que os esgotos podem conter microorganismos patogênicos (causadores de doenças), eliminados pelas fezes humanas e de animais. As bactérias do tipo coliforme, por exemplo, existem em grandes quantidades no intestino humano e não causam doenças. A presença delas em qualquer amostra de água de represa, rio, lago ou piscina, no entanto, evidencia a contaminação por fezes humanas. a quantidade de coliformes fecais na água indica seu grau de contaminação e o risco que ela representa, pois junto com os coliformes podem estar presentes outros tipos de bactérias causadora de doenças, o cólera e outras infecções intestinais.

O esgoto contém matéria orgânica em putrefação, que ocasiona mau cheiro, e grande quantidade de substância que podem ser tóxicas e causar alergia. Por isto, a necessidade de construção de fossas onde não há rede de esgoto. Para que a fossa não contamine a água que as pessoas vão beber, ela deve estar localizada a uma distância de pelo menos, 15 metros do poço de água e também em um local mais baixo.

O projeto está embasado no enfoque sócio-construtivista, pois seu objetivo é a transformação da realidade, formação de ações conjuntas envolvendo a escola, a comunidade e órgãos municipais ligados à saúde. É muito importante a escola ensinar conteúdos científicos, mas os alunos só terão realmente conhecimentos através de experiências, de fatos e de compreensão dos mesmos. O conhecimento baseado na compreensão é sólido, sustentado não apenas pelas informações dos livros, mas também pela experiência do próprio aluno e o professor atua como orientador pois, ensinar consiste em envolver os alunos em atividades que o fazem enxergar o mundo ao seu redor.

Na visão de Vygotsky, desenvolvimento e aprendizado estão unidos, sendo inseparáveis do desenvolvimento da aprendizagem. Quando é significativa, estimula e desencadeia o avanço do desenvolvimento para um nível mais complexo que, por sua vez, serve de base para nova aprendizagem.

Escolas Envolvidas são as: Escolas Municipais de Ensino Fundamental “Barra de Brejetuba” e “ “Laudelino Ferreira Martins”. Turmas Envolvidas são: 1ª a 4ª séries.

Entidades Envolvidas são: Escola, Comunidade, FURNAS E FUNASA.

1. O SANEAMENTO REMONTA ÀS ANTIGAS CULTURAS

A importância do saneamento e sua associação à saúde humana remonta às mais antigas culturas. Por exemplo, foram encontradas ruínas de uma civilização da Índia que se desenvolveu há cerca de 4000 anos, onde foram encontrados banheiros, esgotos na construção e drenagem nas ruas (Roseu, 1994;. p. 5). O velho testamento apresenta diversas abordagens vinculadas às práticas sanitárias do povo judeu como, por exemplo, uso da água para limpeza: “roupas sujas podem levar à doenças como a escabiose”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.1 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com