TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude Bucal

Trabalho Escolar: Saude Bucal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 5

Principais problemas de saúde bucal

Cárie Dentária; Doença Periodontal; Câncer de Boca; Traumatismos Dentários; Fluorose Dentária; Edentulismo; Má Oclusão / Oclusopatias; Anomalias buco-maxilo-faciais.

Levantamento Epidemiológico

Reforça a necessidade da organização dos serviços, intervenção e controle.

Cárie Dentária:

É uma doença multifatorial com manifestação clínica de uma infecção bacteriana.

Resulta em um contínuo processo de desmineralização e remineralização do tecido

dentário. Este desequilíbrio tem como consequência a formação da lesão de cárie.

BIOFILME Conjunto de microorganismos organizados de modo a produzir ácido como produto de seu metabolismo.

ASPECTOS CLÍNICOS DA CARIE

Manchas brancas opacas: início; Manchas amareladas; Perda de estrutura

Dental; Dor; Infecção pulpar; Perda do elemento dental.

Tratamento e Prevenção

Tratamento: Remoção do agente etiológico; Reconstrução das estruturas dentais perdidas; Restaurações; Tratamento endodôntico; Próteses; Próteses sobre implantes.

Prevenção: Educação de pais para o cuidado do bebê; Educação para a saúde bucal em todas as faixas etárias; Controle profissional; Fluoretação das águas de abastecimento; Creme dental fluoretado.

Principais Fatores de Risco: Fatores culturais, sociais e econômicos; Falta de acesso ao flúor; Deficiente controle mecânico do biofilme (placa bacteriana); Consumo excessivo e frequente de açúcar e carboidratos; Xerostomia.

Doença Periodontal: Doença inflamatória de origem infecciosa aguda ou crônica. Destrói as estruturas de sustentação dos elementos dentais.

Formas clássicas de manifestação do Processo saúde / doença periodontal

Gengivite: A gengivite é uma manifestação inflamatória da gengiva marginal desencadeada pelo acúmulo de placa bacteriana supra gengival e rompimento do equilíbrio agressão/defesa.

Periodontite: A periodontite é um grupo de doenças que se caracteriza pela inflamação dos tecidos de sustentação e proteção dos dentes, acompanhada de perda de inserção de tecido conjuntivo, conseqüência da agressão promovida pela placa bacteriana subgengival.

Estagio da doença

Início: Biofilme acumulado; Gengiva vermelha e sangrante; Processo limitado à gengiva marginal; Remoção do biofilme cura a doença. Avanço da doença: Biofilme calcificado cálculo/tártaro; Acúmulo de bactérias em direção aos tecidos de sustentação; Processo inflamatório destrói ligamento periodontal e osso alveolar; Perda de sustentação do elemento dental. Processo Final da Doença: Avanço das perdas ósseas em direção ao ápice da raiz dental; Mobilidade dental; Perda do elemento dental.

Tratamento e prevenção: Remoção mecânica dos focos de infecção, placa bacteriana, tártaro; Controle medicamentoso nos casos graves; Tratamento doméstico; Controle rigoroso de higiene oral ( escova e fio dental); Tratamento profissional; Raspagem das superfícies contaminadas.

Fatores de Risco: Fatores culturais, sociais e econômicos; Diabetes; Fumo; Ausência de controle de placa bacteriana; Imunidade baixa e stress.

Câncer de Boca O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua e assoalho da boca) e está entre as

principais causa de óbito por neoplasias.

FATORES DE RISCO AO CÂNCER DE BOCA: Idade superior a 40 anos; Sexo masculino; Tabagistas crônicos; Má higiene bucal; Portadores de próteses mal-ajustadas ou que sofram de outra irritação crônica da mucosa bucal; Dieta pobre em proteínas, vitaminas e Minerais; Dieta rica em gorduras e álcool e Exposição contínua ao sol.

Aspectos clínicos das lesões cancerosas da boca: Hiperemia (vermelhidão) localizada ou difusa da mucosa; Leucoplasia (superfície esbranquiçada); úlcera rasa; Lesão ulcerada única com bordas endurecidas e fundo granuloso.

Traumatismo Dentários As lesões dentárias traumáticas são agravos que têm um grande impacto na qualidade de vida da criança e do adolescente: limitações ao morder ou falar, comprometimento da estética e problemas psicológicos no convívio social a ponto da

criança/adolescente evitar sorrir e conversar.

Fluorose Dentária É uma anomalia do desenvolvimento e ocorre por ingestão prolongada de flúor durante o período de formação dos dentes e maturação do esmalte. É caracterizada por aumento da porosidade do esmalte, fazendo com que este pareça opaco.

Edentulismo É resultante de diversos e complexos determinantes, tais como: as precárias condições de vida, a baixa oferta e cobertura dos serviços.

Má Oclusão / Oclusopatias Etiologia: Fatores hereditários; Desequilíbrio das forças musculares durante o desenvolvimento buco-facial da criança.

Deglutição atípica; Interposição labial; Respiração bucal; Hábitos bucais deletérios; Dedo, chupeta, mamadeira.

Tratamento das Oclusopatias Tratamento ortodôntico; Ortopedia funcional dos maxilares; Terapia mio-funcional. Remoção das causas: Ação multidisciplinar; Médicos; Fonoaudiólogos; Fisioterapeutas.

Anomalias buco-maxilo-faciais Mal formações congênitas de ordem genética ou por

fatores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com