TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Revisão De Literatura Acerca Da Promoção E Educação Em Saúde Bucal

Dissertações: Uma Revisão De Literatura Acerca Da Promoção E Educação Em Saúde Bucal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 3

Define-se como educação “quaisquer combinações de experiências de aprendizagem delineadas com vistas a facilitar ações voluntárias conducentes a saúde”. A definição diz respeito a possibilitar que medidas comportamentais sejam adotadas com plena compreensão e aceitação dos objetivos educacionais por parte de uma pessoa, grupo ou comunidade para alcançar um efeito intencional sobre a própria saúde. A educação em saúde constitui um processo destinado a manter e elevar o nível de saúde da população e, ao mesmo tempo, reforçar a manutenção de hábitos positivos de saúde.

METODOLOGIA

A busca foi feita em base de dados do sítio Scientific Eletronic Library On-line (SciELO), adotando os seguintes descritores “promoção da saúde”, “educação em saúde bucal” e “saúde bucal”

Foram selecionados os artigos que atenderam aos critérios de inclusão, aos quais deveriam fazer referência à promoção da saúde bucal e/ou educação em saúde bucal, ter disponibilidade do artigo na íntegra na base de dados, artigo original em língua portuguesa. Após a leitura dos resumos, os estudos que aparentemente preenchiam os critérios de inclusão foram lidos na íntegra.

Além dos artigos consultados em base de dados, tomou-se como referência também as Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal, com texto integral disponibilizado no site do Ministério da Saúde.

RESULTADOS

Um dos pilares da promoção de saúde está voltado à equidade e o reconhecimento das diferenças existentes na sociedade, a fim de proporcionar a todos, justa oportunidade de obter seu pleno potencial. Dentro desse preceito, está a necessidade de se conhecer o perfil da população, não apenas quanto ao processo saúde-doença, mas levando em consideração também suas condições sócio-econômicas, seus hábitos, estilo de vida e suas necessidades de saúde.

Dependendo das circunstâncias, as medidas a serem adotadas poderão ser de natureza educacional ou de natureza promocional. A promoção de saúde envolve a construção de políticas públicas saudáveis e o desenvolvimento de estratégias direcionadas a todas as pessoas da comunidade. Como acesso a água tratada, fluoretação das águas, disponibilidade de cuidados odontológicos básicos e ações quanto à abordagem sobre fatores de risco ou de proteção. Promover saúde é adotar medidas para dar a população condição de buscar a sua saúde.

A educação em saúde visa orientar de maneira explicativa e incentivar o público-alvo quanto essa busca. Algumas das formas de se abordar a educação em saúde são por meio de debates, oficinas de saúde, vídeos, teatro, conversas em grupo, cartazes, folhetos etc. Muitos educadores afirmam que as brincadeiras, jogos e teatros são importantes para a educação, por auxiliarem no interesse, motivação, engajamento e fixação do conteúdo apresentado, abrangendo a criatividade e o aprendizado por meio de descontração.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes da política nacional de saúde bucal. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

CANDEIAS, Nelly Martins Ferreira. Conceitos de educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com