TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude Da Mulher

Monografia: Saude Da Mulher. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Monografia  •  1.319 Palavras (6 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 6

Marina dos Santos Seabra Síntese: Epidemiologia dos fatores de risco de

RA. 5668148900 hipertensão arterial – uma revisão crítica da

Literatura Brasileira.

Rosane Lais de Lima

RA. 5211950282

Prática de Farmacologia

Enfermagem – 4ºA

Prof. Vladimir Godoi

Faculdade Anhanguera

Educacional de Sorocaba

2014

Síntese.

Resumo.

Em todo o país, a mortalidade de hipertensão arterial é elevada, pois segundo estudos: obesidade, diabetes, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo, entre outros, são as cuasas mais conhecidas das pessoas diagnosticadas com esta doença cardiovascular.

Vários artigos foram realizados, onde a maioria das populações estudadas não praticaram nenhum tipo de atividade física regular. Esses dados mostraram uma distribuição de hipertensos pelo país, concentrando-se em regiões como Norte e Nordeste, onde apenas poucos tem seus níveis de tratamentos controlados, o que favorece o aumento para causa dos fatores de risco.

Opinião.

Baseado no artigo, percebemos a importância dos estudos realizados pela Science, pois os dados demostram os padrões de estilo de vida das populações e as doenças mais comuns no “tempo contemporâneo”. O que mostra que as pessoas estão ficando mais sedentárias, obesas, etc, devido as tecnologias existentes que favorecem o “acomodismo” de muitos.

Metodologia.

A revisão bibliográfica relata os períodos dos estudos das populações, onde os focos foram: hipertensão arterial, fatores de riscos cardiovasculares, sedentarismo, atividade física.

Os métodos: estudos realizados na população geral, estudos de fatores de riscos, estudos das populações hipertensas. Foram excluídos estudo com populações muito específicas, como grupos indígenas, usuários de serviços de saúde.

Opinião.

A realização dos estudos científicos, foram bem elaborados, porém não são corretamente corretos, pois é difícil indentificar os índices de prevalência correto, sem levar em conta a pesquisa de dados limitados.

Resultados.

De acordo com a pesquisa, estudos e artigos, foram encontrados grandes detalhes dos processos de amostras, entretanto alguns não relatam de confiança as prevalências estimadas, porém os resultados foram alarmantes para a população.

Opinião.

Os resultados obtidos foram significativos, devido as condições de vida das populações, devido a educação de cada pessoa. Todavia, os resultados já eram esperados, pois o estilo de vida das pessoas estão modificados, se comparando com anos atrás, onde não havia tanta “mordomia”, facilidade de vida.

Obesidade.

Considerado um fator de risco, a obesidade é um dos parâmetros para se avaliar as condições de saúde e nutrição das populações, o estudo analisa os Dados da Pesquisa Nacional sobre Saúde e Nutição, realizado através de amostras.

As mulheres tiveram prevalência de obesidade, mais elevados do que os homens, pois segundo pesquisadores, as mulheres possuem tendência a se alimentar de acordo com o seu humor, seu estado emocional, o que muitas vezes está abalado por inúmeras situações do dia a dia.

Opinião.

Os estudos relata que mulheres tem mais facilidade de ser obesa do que homens, na teória concordamos, entretanto atualmente, podemos observar que ambos os sexos estão se alimentando de forma incorreta, o que está levando a um padrão de vida prejudicial a saúde.

Dislipidemia.

No Brasil, os critérios da dislipidemia já estão estabelecidos, onde diferentes parâmetros do diagnóstico são analisados, o que dificulta estabelecer as prevalências.

Os estudos foram realizados em populações como: rurais, funcionários da empresa Petrobrás, urbanas, sendo diagnosticados as prevalências mais elevadas em pessoas idosas.

Opinião.

É um assunto complicado de discutir, pois já existe parâmetros estabelecidos no Brasil, o que muitas vezes, limita os estudos e resultados.

Diabetes Melito.

Os critérios de Diabetes Melito variam de acordo com os estudos associados a tolerância de glicose.

A prevalência do diabetes melito varia muito de acordo com níveis de glicose e nas faixas de idade mais altas, pois mesmo a população sendo um grupo étnico, foram observados grandes níveis de DM altos encontrados nas diferentes populações.

Opinião.

O Diabete é uma doença crônica, consequente do estilo de vida de muitas pessoa, independente do país, nacionalidade, cor, raça, idade, a doença atinge todo o tipo de pessoa. O que antes era limitado apenas as pessoas que ingeriam muito açúcar, hoje, qualquer pessoa que esteja se alimentando incorretamente, e com uma dieta cheia de carboidratos, entre outros, corre o risco de possuir a doença.

Atividade Física.

De acordo com os estilos de vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com