TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude Da Mulher

Trabalho Escolar: Saude Da Mulher. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

Historicamente, a atenção à saúde da mulher foi centrada na função reprodutiva, sobretudo durante a gravidez e o parto. No século XX na década de 70, o Programa de Saúde Materno-Infantil (PMI) retratou uma política do Estado Brasileiro, que pretendia proteger o binômio mãe-filho e, na década de 80, o governo reconheceu a justeza da luta do movimento feminista pela ampliação da atenção à mulher, criando o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher -PAISM (ALMEIDA; SILVA, 2008).

[...] O novo programa para a saúde da mulher incluía ações educativas, preventivas, de diagnóstico, tratamento e recuperação, englobando a assistência à mulher em clínica ginecológica, no pré-natal, parto e puerpério, no climatério, em planejamento familiar, DST, câncer de colo de útero e de mama, além de outras necessidades identificadas a partir do perfil populacional das mulheres (BRASIL, 2009, p. 17).

As ações educativas no atendimento é a marca diferencial em relação a outros programas, sendo muito importante no decorrer de todas as etapas do ciclo grávido-puerperal, mas é no pré-natal que a mulher deverá ser melhor orientada para que possa viver o parto de forma positiva, ter menos riscos de complicações no puerpério e mais sucesso na amamentação. Considerando o pré-natal e nascimento como momentos únicos para cada mulher e uma experiência especial no universo feminino, os profissionais de saúde devem assumir a postura de educadores que compartilham saberes, buscando devolver à mulher sua autoconfiança para viver a gestação, o parto e o puerpério (RIOS; VIEIRA, 2007).

O período puerperal é um período que tem início após o parto e termina quando a fisiologia materna volta ao estado pré-gravídico, em aproximadamente seis semanas depois. O período pós-parto se divide em puerpério imediato (1° ao 10° dia), puerpério tardio (10° ao 45° dia) e puerpério remoto (após 45° dia). O puerpério é o período pelo qual se desenrolam todas as manifestações evolutivas... [continua]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com