TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude do Adulto

Por:   •  7/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.311 Palavras (10 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 10

Grupo:

Aline da Silva Corrêa – RA:

Cibele Coito _ RA:

Daniela Moura Ramos – RA:

Josefa –RA:

Luciana Cursino – RA:

Priscilla Camareiro Maia – RA: 4252046928

Vanessa Ramos Calixto – RA:

 Nutrição adequada de pacientes cardiopatas.

Trabalho de ATPS curso de Enfermagem da   Faculdade Anhanguera de Taubaté l

Orientador (a): Marilda

Taubaté – SP

2014

Resumo

Trata-se de um analise sobre a alimentação e a educação em saúde ,especificamente na nutrição de pacientes cardiopatas, onde sabe se que a maior causa geradora  da patologia é o excesso de gordura consumida, assim gerando as placas de ateromas e consequentemente a cardiopatia. Este estudo utilizou de pesquisas de artigos, site do governo, onde os  resultados mostram que é necessário uma educação eficaz, para realização de uma promoção de qualidade para que possamos reduzir índices de morbidade e mortalidade e conscientizar a população quanto a importância de uma alimentação adequada .Concluiu-se que com esse estudo possamos colaborar com idéias para que a  população possa obter mais acesso a estas informações, lembrando que o papel do Enfermeiro é realizar uma coleta de dados minuciosos para poder avaliar as condições do meio sócio ,econômico e ambiental, para poder mapear e avaliar ,de acordo com a situação daquela área, assim  podendo elaborar um plano de promoção adequado e especifico para a região. Desta forma o profissional atingirá seu foco principal que é, orientar e mais importante, conscientizar as pessoas quanto a importância da alimentação, tanto como coatjuvante em tratamentos, como prevenção de possíveis cardiopatias.  

1. Introdução

As cardiopatias adquiridas consistem nas doenças as quais ocorrem após o nascimento do indivíduo e se apresentam em um número de patologias de diversas origens que podem resultar em morbidade e mortalidades significativas. Pacientes com cardiopatia adquirida podem apresentar-se com uma enorme diversidade de sintomas e sinais, sendo que cada qual pode ser causado por etiologia não-cardiovascular. Sendo que, pacientes com cardiopatias podem ser assintomáticos. Neste momento seria de grande importância uma boa educação a respeito da alimentação, hábitos, por exemplo.

As cardiopatias atualmente podem ser consideradas como uma epidemia global, pois representam a quinta causa de óbito no mundo inteiro e, se não forem realizadas as medidas profiláticas adequadas, em 2015 será a primeira causa. Elas são responsáveis por 34% de todas as mortes em toda a América, o equivalente a 300.000 óbitos anuais ou 820 diários no Brasil, sendo predominantemente em mulheres. A taxa de mortalidade por doença cardíaca diminuiu mais de 40% desde 1968. A partir da observação de dados, afirma se que as medidas preventivas, como educação para a promoção da saúde é o melhor tratamento, contribuindo para a redução dos óbitos.

A obesidade é outro fator que fez aumentor muito nos últimos anos por causas não completamente esclarecidas. Acredita-se que o sedentarismo, fast-food e porções alimentares em tamanhos maiores contribuem diretamente para o ganho exacerbado de massa gorda. A obesidade é fator de predisposição para o surgimento de cardiopatias adquiridas através do agravamento dos riscos de hipertensão, dislipidemias, diabetes melitus, aumento do LDL entre outros.  O colesterol alto não apresentar sintomas as suas consequências são sérias, pois o colesterol alto é um dos principais fatores de risco para o surgimento de doenças cardiovasculares e derrame cerebral. Isso acontece pelo fato do excesso de colesterol se depositar nas paredes dos vasos sanguíneos formando as placas de ateroma, o que também conhecemos como aterosclerose, ou entupimento das artérias. Dessa maneira as placas de ateroma impedem que o sangue flua de maneira normal, “forçando” o coração a bombear mais forte para que o sangue atinja todos os lugares onde deve chegar. Vale lembrar que o início do processo de formação de ateroma por acúmulo de colesterol pode acontecer em qualquer fase da vida, inclusive na infância, por isso a necessidade de se manter atento a uma alimentação adequada e à um estilo de vida saudável em todas as fases da vida.

                                

2. Objetivos

Verificar o desenvolvimento e taxas de mortalidade e morbidade em relação a saúde nutricional de pacientes cardiopatas, e quais medidas são adotadas para diminuir, tais índices, focando no papel do enfermeiro quanto a uma boa avaliação e mapeamento de uma região, para que possa elaborar um bom plano de ação. Ressaltando que as medidas devem incluir saúde e bem-estar físico e mental, através de educação eficaz para população.

3. Justificativa

Mediante ao estudo realizado e dados observados, comprova  se que, uma boa orientação do Enfermeiro quanto a dieta adequada melhora o quadro de pacientes portadores e previne possíveis problemas cardiopatas, entre outros.

4. Desenvolvimento

Podemos definir a cardiopatia como qualquer doença que atinja o coração e sistema sanguíneo (artérias, veias e vasos capilares).

Dentre elas, as mais comuns e principais causas de morte no mundo são, a angina pectoris (angina do peito), Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Acidente Vascular Cerebral (AVC), Aterosclerose e Hipertensão

O consumo de nutrientes adequados para uma boa alimentação é essencial para prevenir doenças cardiacas. Através de diversos ensaios clínicos descobriu-se que a ingestão de alimentos podem trazer proteção contra as doenças cardíacas adquiridas. O mecanismo adequado é sempre voltado para o baixo consumo de gorduras, para o controle  do aumento do colesterol “bom” (HDL) e do ruim (VLDL).A terapia alimentar é um grande desafio para combater   o aumento da morbidade e mortalidade de todas as cardiopatias, mas vale lembrar  que depende de não só do profissional que orienta, mas exclusivamente do paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (219.8 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com