TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANUAL EDUCATIVO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS DE VIDA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS DO ADULTO

Trabalho Escolar: MANUAL EDUCATIVO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS DE VIDA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS DO ADULTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  3.014 Palavras (13 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

Para um indivíduo ter uma boa qualidade de vida é fundamental a busca de hábitos saudáveis. Estes, não devem ser feitos esporadicamente, mas sim com frequência. A adoção destes hábitos saudáveis tem por objetivo a manutenção da saúde física e psicológica, aumentando a qualidade de vida, somado a hábitos e comportamentos, como: o sedentarismo, à ingestão de álcool e o fumo, a obesidade, exposições no ambiente de trabalho, os fatores de ordem psicossocial decorrentes de tensões e conflitos vivenciados no ambiente de trabalho ou familiar, resultando em estresse.

As principais causas de doença são as doenças crônicas que estiveram intimamente relacionadas com comportamentos de estilos de vida (p. ex. diabetes mellitus tipo 2, cardiopatia, câncer de pulmão e cólon, doenças pulmonares crônicas, hipertensão, cirrose, lesão traumática, infecção por HIV). Em uma grande extensão, o estado de saúde de uma pessoa pode ser um reflexo de seu estilo de vida.

Ações de promoção e proteção da saúde são fundamentais para a reorientação dos modelos assistenciais, sendo uma estratégia de articulação transversal que objetiva a melhoria na qualidade de vida e a redução dos riscos à saúde, através da construção de políticas públicas saudáveis, que proporcionem melhorias no modo de viver.

PROMOÇÃO DA SAÚDE EM HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEL

As ações de promoção do bem estar são ferramentas importantes para a construção de uma cultura de valorização da saúde na população e a adoção de hábitos de vida saudáveis é essencial para a prevenção, o controle das doenças e agravos nas doenças não transmissíveis, além de proporcionar qualidade de vida.

O estilo de vida saudável deve ser desenvolvido o mais cedo possível e mantido durante a vida adulta, pois na medida em que o corpo envelhece iniciam-se as alterações nos músculos e nas articulações, e, um declínio na sensação de "força" física. A manutenção de um bom estilo de vida pode ajudar a evitar e proteger de doenças ou impedir que as doenças crônicas, se instaladas, piorem.

Fonte: http://www.google.com.br/search?

HÁBITOS SAUDÁVEIS DE VIDA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS DO ADULTO

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Quando falamos em alimentação saudável devemos pensar em qualidade e quantidade do que ingerimos, isso é adequada nutricionalmente e sem contaminação, tem influência no bem-estar físico e mental, no equilíbrio emocional, na prevenção e tratamento de doenças.

É importante que a alimentação seja saborosa, colorida e equilibrada, que respeite as preferências individuais e valorize os alimentos da região, da época e que sejam acessíveis do ponto de vista econômico. Para se ter uma alimentação equilibrada, com todos os nutrientes necessários para a manutenção da saúde, é preciso variar os tipos de alimentos, consumindo-os com moderação.

O objetivo de uma dieta saudável na idade adulta é assegurar que se mantém em forma, com vitalidade, dentes cuidados, um bom sistema imunitário, cabelo e pele saudáveis, energia abundante e um peso ideal. A longo prazo, o objetivo é minimizar o risco de doenças crônicas e cardiovasculares, enfartes, diabetes, cancro e osteoporose.

Fonte: http://minilua.com/ Fonte: http://minilua.com/

COMO ESCOLHER E PREPARAR UMA ALIMENTAÇÃO RICA EM NUTRIENTES

 Se possível, escolha locais tranquilos e agradáveis para realizar suas refeições;

 Faça de sua dieta um prazer e não um sacrifício promova um rodízio entre os alimentos de cada categoria, inove e monte pratos coloridos e

variados;

Fonte: http://www.google.com.br/search?

 Evite permanecer longos períodos sem se alimentar;

 Mastigue bem os alimentos;

 Prefira adoçante, especialmente os naturais;

 Evite frituras e alimentos gordurosos, optando pelas preparações assadas, cozidas e grelhadas, e dê preferência para as carnes brancas;

 Retire toda a gordura possível ao preparar as carnes, assim como a pele dos peixes e das aves;

 Utilize produtos lácteos desnatados, semidesnatados ou a base de soja;

 Procure não comer biscoitos, mas se ingeri-los faça em substituição ao pão e não ultrapasse a quantidade equivalente;

 Evite as bebidas alcoólicas, pois são muito calóricas;

 Cozinhe os legumes apenas o suficiente para que fiquem macios, pois o cozimento em excesso faz com que percam o sabor e os nutrientes importantes;

 Procure beber, no mínimo, dois litros de água por dia;

 Utilize temperos como alho, cebola, coentro, canela e orégano para incrementar o sabor de suas preparações;

 Consuma alimentos ricos em fibras, como vegetais folhosos, leguminosas, frutas e cereais integrais que, além de promoverem um melhor trabalho intestinal, reduzem o colesterol sanguíneo.

CONTROLE DO PESO

A obesidade é um dos fatores de risco mais importantes para as doenças não transmissíveis, com destaque especial para as cardiovasculares e diabetes. A redução da ingestão calórica leva à perda de peso e à diminuição da pressão arterial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com