TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sbv - suporte basico de vida

Por:   •  20/6/2021  •  Resenha  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 4

ÁCIDO ACETILSALICÍLICO COMO INIBIDOR DA AGREGAÇÃO PLAQUETÁRIA

Por

FICHE, ANA CLARA NETTO ARMANDO1;

FONSECA, ANABEL VALE1;

GUIMARÃES, LUÍSA SCARPA1;

LOPES, SINDY BOMTEMPO DE ALMEIDA1;

CAMPOS, LEANDRO VÉSPOLI2.

1.             Discentes do curso de medicina da Faculdade de Ciência Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – FCMS/JF.

2.             Docente do curso de medicina da Faculdade de Ciência Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – FCMS/JF.

 

INTRODUÇÃO

O ácido acetilsalicílico (AAS) foi descoberto no final do século XIX. É um antiagregante plaquetário, que diminui a incidência de infarto agudo do miocárdio (IAM), acidentes vasculares cerebrais (AVC), tromboembolismo pulmonar e trombose venosa profunda (1).

Todavia, derrames hemorrágicos, sangramentos gastrointestinais e hemorragias podem ocorrer em detrimento do efeito terapêutico da aspirina. Assim, deve haver cuidado ao recomendar a administração de aspirina (1,2).

OBJETIVO

Analisar o uso clínico do ácido acetilsalicílico como inibidor da agregação plaquetária.

 MÉTODOS

Para realizar essa pesquisa, em março de 2021, foram utilizadas as bases indexadoras de dados PubMed e Scielo. Os descritores usados foram “ácido acetilsalicílico” e "antiagregantes plaquetários” - todos com as variações obtidas no Medical Subject Headings.  Foram incluídos somente estudos clínicos randomizados com meta-análise. Das 78 publicações encontradas, 9 foram analisadas.

 

RESULTADOS

Em baixas doses, o fármaco se liga irreversivelmente à enzima COX-1, inibindo-a, o que persiste por toda vida das plaquetas, onde o TXA2 é produzido, impedindo, assim, sua síntese, e, consequentemente, a agregação plaquetária. Porém, doses mais altas são necessárias para inibir a COX-2 e reduzir a síntese de prostaglandina. Isso justifica porque doses baixas são usadas para reduzir mecanismos de agregação plaquetária e doses mais altas usadas como anti-inflamatórios (2).

 Utilizada na prevenção primária e secundária de doenças cardiovasculares, a aspirina reduz em 34% a prevalência do IAM, em 25% os AVC, 67% o tromboembolismo pulmonar e em 23% a trombose venosa profunda. Além disso, reduz a incidência secundária de trombose, IAM e morte por doença vascular em cerca de 25% (1).

A farmacocinética da aspirina caracteriza-se pela rápida absorção do trato gastrintestinal e picos de concentrações plasmáticas. Meia-vida de aproximadamente 20 minutos, mas a inibição irreversível da atividade da COX-1 plaquetária e a duração da supressão do TXA2 permitem que os efeitos antitrombóticos sejam mantidos por 24 a 48 horas (1).

O uso recorrente pode provocar resistência clínica - falência da aspirina em prevenir isquemia aterotrombótica ou laboratorial - falha em inibir a produção do TXA2 plaquetário ou em inibir os testes de função plaquetária(1).

Os efeitos do AAS ocorrem sob dose-dependente, definida pela saturação dos receptores do fármaco (6).

O uso de aspirina na prevenção primária é contraditório. Em geral, há maior perda de sangue, maior risco de sangramento gastrointestinal e de derrame cerebral. Porém, deve ser usado quando o risco cardiovascular é alto (6,7,8,9).

            Outros efeitos colaterais incluem náuseas, vômitos, diarreia, tontura e alergia na pele. Contraindicado para menores de 12 anos, grávidas no último trimestre, asmáticos, pacientes com úlceras ou com problemas de coagulação sanguínea(4,7).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com