TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Semiologia

Por:   •  26/11/2015  •  Resenha  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 4

Genética do Câncer

Multiplicação desordenada de células - não ocorre em células de extrema diferenciação que não se divide com tanta frequência, ao contrário de células mais comuns e não diferenciadas que fazem mitose com mais frequência. Ex: queratinócito.

                                                             - as células, para entrar em divisão,  precisam de um fator externo, que é um estímulo de crescimento que é liberado, principalmente, por outras células. Essas células,  que recebem os estímulos,  sabem que o estímulo é especialmente para ela devido a presença receptores (que pode estar dentro ou na membrana desta célula).  -> proteínas cinase/kinase/quinase: que fazem a fosforilação (começa as reações em cascata para ativação da atividade do receptor específico; são proteínas de sinalização intracelular) X proteínas fofatases.

                                                              - depois de todos efeitos em cascata, que ocorrem para chegar ao núcleo, há a ativação dos fatores de transcrição dos genes, que podem ou não estar ativos, que ativam as ciclinas,  que vão se ligar com as CDK,  que vão ativar o ciclo celular- divisão da célula em questão (CDK/CICLINA - controlam o ciclo celular).

A multiplicação desordenada pode ocorrer devido a uma mutação de ganho de função da célula ou devido ao aumento do estímulo à celula (por exemplo: uma estimulação contínua do fator de crecimento).

Mutações de ganho de função : mutação missence (substituição de base única); amplificação gênica;  

                                                 -> p53: guardiã do genoma, é um mecanismo de parar de divisão celular, faz apoptose ou bloqueia o ciclo celular se a célula sofrer alguma mutação devido fatores externos (U.V., falta de nutrientes, mutações aleatórias,  etc...)

Você pode desenvolver câncer se você sofrer mutações específicas ou mecanismos epiléticos - genes específicos do controle do clico e multiplicação celular - ciclina,  CDK, fatores de transcrição, receptores, p53, etc... - aqueles que estimulam (proto-oncogene - da origem ao câncer se sofrer alguma mutação) ou bloqueiam (genes supressores de tumores) a divisão celular -> ocorrem de forma variada nas células alteradas, havendo um acúmulo de mutações,  sendo tanto nos que estudam simulam quanto nos que bloqueiam a divisão celular. ---> isso faz com que os tratamentos sejam diferentes em cada tipo de pessoa, pois cada pessoa tem um tipo de câncer específico, nenhum câncer é igual ao outro, por isso ainda não existe uma cura para o câncer em um estado de geral, apenas para um exato tipo de subtipo (talvez). A chance de cura depende da gama de mutações, do tipo de mutações que existem na pessoa.

Do genoma humano, 23 mil são genes  (2% do genoma), desses 2% genes ativos, uma pequena parcela são proto-oncogene ou supressores de tumores. Por isso não é tão fácil adquirir a doença.

A grande parte das mutações ocorrem na proteína p53 (supressor a de tumor - exceção), pois por ser uma proteína que precisa de 4 alelos/subunidades, se ocorrer uma mutação em uma subunidade a proteína já deixa de ser funcional, isso gera uma gama grande de tipos de mutações em um único mecanismo, aumentando os tipos de variações de câncer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com