TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Semiótica pela cuidados

Artigo: Semiótica pela cuidados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2013  •  Artigo  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 2

Quando falamos em semiologia em enfermagem estamos nos referindo ao estudo dos sintomas apresentados por nossos clientes. Esses sintomas podem ser subjetivos ou objetivos, verbalizados pelos clientes ou observados pelo enfermeiro. Na maioria das vezes, os sintomas de maior importância se apresentam ao enfermeiro por intermédio do próprio cliente que o procura para relatar suas queixas. Ele vem buscar ajuda ou orientação com relação ao que está sentindo e procura, na grande maioria das vezes, respostas e/ou a execução de procedimentos que façam com que os sintomas desaparecem ou, minimamente, sejam amenizados.

Para que os enfermeiros possam propor atividades que resultem em benefícios à saúde de seus clientes existe a necessidade de se conhecê-los holisticamente. Isto é, o enfermeiro deverá ter a habilidade de reunir as informações relatadas pelo cliente durante a entrevista com os dados coletados durante o exame físico, o que trará as reais necessidades físicas, psicológicas, emocionais, intelectuais, sociais, culturais e espirituais dos clientes.

Juntamente com a entrevista, o exame físico compõe a primeira parte da sistematização da assistência de enfermagem. O histórico de enfermagem é a principal etapa da sistematização da assistência de enfermagem, quando o enfermeiro irá embasar todo o restante do processo, ou seja, a partir do histórico de enfermagem o profissional irá determinar o diagnóstico que, por sua vez, irá subsidiar o planejamento e posteriormente as intervenções de enfermagem propostas na prescrição.

Após a decisão e implementação das intervenções de enfermagem, periodicamente, essas devem ser avaliadas para se detectar possíveis mudanças no estado geral dos clientes e, assim, suspender ou alterar essas intervenções. A tal etapa da sistematização da assistência de enfermagem se dá o nome de avaliação de enfermagem, momento em que o exame físico também é utilizado.

Além de possibilitar a identificação de problemas e o levantamento de percepções e expectativas que necessitam de intervenções de enfermagem, o exame físico também possibilita:Individualizar a assistência de enfermagem; Estabelecer uma relação interpessoal de confiança; Diminuir o nível de ansiedade do cliente; Aumentar o grau de satisfação do enfermeiro no desenvolvimento de suas atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com