TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sexualidade Na Terceira Idade

Exames: Sexualidade Na Terceira Idade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  781 Visualizações

Página 1 de 7

Sexualidade na Terceira Idade

. Introdução

A sexualidade é uma necessidade fundamental do ser humano, cuja dinâmica e riqueza deve ser vivida plenamente. Esta nasce, cresce e evolui com o ser humano, sendo por isso necessária para a realização plena, como pessoa, de todo o indivíduo. O amor e prazer que daí se retira não terminam com o envelhecimento.

Conceito de Sexualidade: Nos últimos anos houve uma evolução relativamente ao conceito de sexualidade, percebendo-se que esta não se reduz ao acto sexual ou genital. A Organização Mundial de Saúde define sexualidade como uma energia que nos motiva a procurar amor, contacto, ternura, intimidade; que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados; é ser-se sensual e ao mesmo tempo sexual; ela influencia pensamentos, sentimentos, acções e interacções e, por isso, influencia também a nossa saúde física e mental. É óbvio que uma das grandezas da sexualidade é a relação sexual, porém, ela não se reduz a este acto; ela compreende a necessidade de contacto, ternura de intimidade, um conjunto de sentimentos, comportamentos e afectos. Além da dificuldade em compreender o conceito abrangente de sexualidade, denota-se uma tendência em desvinculá-la deste período da vida. Como, se de um momento para o outro, esta dimensão desaparecesse, fosse lacrada da vida das pessoas. O idoso, analogamente à criança, é analisado numa perspectiva assexuada, sem quereres, sem desejos, sem sentires, sem fantasias, sem expectativas.

Mitos Respeitantes ao Idoso Frequentemente deparamo-nos com discursos sociais que denunciam estereótipos negativos associados às pessoas de terceira idade, nomeadamente, que “não se interessam pela sexualidade” (Fernandes, 1996). Ora, se a sexualidade é uma parte essencial do relacionamento com os outros, particularmente no domínio amoroso, como é possível ponderar que na terceira idade não há espaço para amar, para ser amado, para sentir e para desejar. Esta atitude repressora da sexualidade das pessoas de terceira idade é muito patente nos adultos, principalmente nos familiares, que são um dos factores que eternizam esta assexualidade

Mitos Respeitantes ao Idoso A sexualidade na terceira idade é frequentemente vista e baseada em velhos estereótipos privado de significados, como também é associada a disfunção ou insatisfação. Os estereótipos de que as pessoas idosas não são atraentes fisicamente, não têm interesses por sexo ou são incapazes de sentir algum estímulo sexual, ainda são amplamente difundidos. Estes estereótipos, unidos a falta de informação, induzem a gente a uma atitude pessimista em tudo que se refere ao sexo na velhice.

Mito: Os idosos são indivíduos assexuados

Um estudo realizado nos Estados Unidos levado a cabo com universitários pedia-lhes que fizessem uma estimativa da frequência que os seus pais tinham relações sexuais. Em média os estudantes referiram que os pais tinham relações menos de metade das vezes que os inquéritos para casais da sua idade. Cerca de seis por cento dos estudantes recusaram-se a responder e um quarto deles opinou que os pais nunca tinham tido relações ou que o faziam menos de uma vez por ano. Por aqui já se pode ver qual a atitude para com a sexualidade dos idosos.

Sexo Vs Sexualidade

A sexualidade expressa-se de diferentes formas nas múltiplas etapas do ciclo vital, assim a sexualidade é evidentemente vivenciada e expressada de diferentes maneiras na terceira idade, comparativamente com as restantes etapas. Conforme refere Capodieci (2000, 231), “na idade avançada ama-se de maneira mais profunda, consegue-se purificar o amor da paixão que é mais sensual do que genital. Assim, para eles, um olhar ou uma carícia podem valer mais do que muitas declarações de amor”. É com estas palavras e expressões, bem mais espontâneas e autênticas que a sexualidade pode ser vivenciada pela pessoa e pelo casal nesta fase vital.

Mudanças na Terceira Idade Mas, o próprio envelhecimento fisiológico produz mudanças universais, afectando todas as pessoas que chegam à terceira idade: Mudanças na mulher Mudanças no homem Os efeitos das doenças ou invalidez

Mudanças na mulher

Na mulher há uma mudança no nível pessoal e social que se inicia entre os 48 e 51 anos que é a menopausa, ou seja o fim da menstruação e da função reprodutiva. Após este tempo, a mulher tem hoje, mais ou menos 25 anos pós menopausa onde não deve ser desprezada a sua sexualidade. Com a menopausa as mudanças fisiológicas atróficas ocorrem na pele, mamas, mucosa genital e também há sintomas psicológicos como irritabilidade ou mudanças de humor, variáveis de mulher para mulher.

As mudanças sexuais são mais lentas e progressivas pela diminuição na produção de hormonas femininas. Efectivamente, a resposta sexual sofre algumas alterações, mas não desaparece. Por outro lado, a situação pós menopausa, é vantajosa: não há o temor da gravidez, não despende tanto tempo para cuidar dos filhos e geralmente se libertou de inibições que atrapalhavam sua vida sexual anterior.

Mudanças no homem

No homem o processo de envelhecimento é diferente. Normalmente o homem não pensa que o seu tempo acabou. A produção de espermatozóides após os 40 anos é menor mas não totalmente ausente. Há redução da produção de testosterona, mas de forma lenta e pouco pronunciada. Há porém homens que desencadeiam crises com sintomas psicológicos como depressão, irritabilidade, falta de impulso sexual e queda dos níveis de testosterona.

Em resumo

As mudanças são: Maior tempo e estimulação genital mais directa. A erecção é menos rígida; Existe menor necessidade física de ejacular e maior controle desta; Diminuição do volume do sémen e do jacto no orgasmo; Às vezes diminuição da resposta orgânica; Queda da erecção mais rápida após a ejaculação; Como são mudanças lentas, são mais fáceis de se adaptar e de serem aceitas.

Os efeitos das doenças ou invalidez

Embora as doenças e a invalidez possam afectar a sexualidade, mesmo nas mais sérias condições não devem impedir que o indivíduo tenha uma vida sexual satisfatória Disfunções cardíacas: Muitas pessoas que sofreram ataques cardíacos, temem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com