TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Aerobio

Exames: Sistema Aerobio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 2

Sistema Aeróbio

Estudos apontam que esforços contínuos que duram entre 1 e 2 min, do ponto de vista energético, são supridos, de forma equivalente, pelos sistemas anaeróbio (fosfagênios e glicólise) e aeróbio, significando que a produção de aproximadamente metade do ATP (adenosina trifosfato) ocorre fora da mitocôndria e a outra parte no seu interior.

Já em exercícios que duram mais que 2 minutos, a produção de ATP é assegurada maioritariamente pela mitocôndria, sendo esses esforços conhecidos como oxidativos ou aeróbios.

A produção de energia aeróbia na célula muscular deriva da oxidação (formação de ATP na mitocôndria na presença de oxigênio) da glicose (HC) e dos lipídeos (AG) na mitocôndria, sendo pouco significativa a contribuição energética da oxidação das proteínas (aminoácidos). Sendo assim, as atividades físicas que ultrapassam 2 minutos dependem absolutamente da presença e utilização do oxigênio no músculo ativo.

Já a oxidação permite a continuação do catabolismo da glicose a partir do piruvato, bem como dos AG e dos aminoácidos, diferente da glicólise, que utiliza exclusivamente glicose.

Dos grupos de compostos energéticos adquiridos pela alimentação (carboidratos, ácidos graxos e aminoácidos), somente os carboidratos podem ser utilizados para a produção rápida de energia sem recorrer à utilização de oxigênio (glicólise), o que ocorre durante as atividades de máxima intensidade com duração de 30 segundos a 1 minuto.

Com relação às atividades diárias, grande parte é suprida pelo metabolismo aeróbio, sendo a maior parte do gasto energético muscular proveniente da oxidação mitocondrial dos ácidos graxos livres (AGL). Embora a produção energética seja assegurada em 40% pelos carboidratos e em 60% pelos lipídeos em repouso, em repouso o cérebro é o maior consumidor de carboidratos do organismo, consumindo aproximadamente 5g de glicose por hora. Nesta ocasião os AGL asseguram quase totalmente as necessidades energéticas musculares.

Assim, as exigências para atividades rotineiras como dormir ou estar sentado em frente a um computador, dependem da produção de ATP na mitocôndria na presença de oxigênio e não do metabolismo anaeróbio pelo catabolismo mitocondrial lipídico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com