TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Digestivo

Casos: Sistema Digestivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 2

O Sistema Digestivo é o mecanismo responsável por obter os nutrientes necessários dos alimentos ingeridos e ás diferentes funções do organismo. Composto por um conjunto de órgãos que tem por função há digestão dos alimentos, sendo as glândulas anexas, responsáveis por retirar os nutrientes indispensáveis para o nosso organismo. O surgimento de doenças aparecem quando os órgãos não funcionam devidamente iguais. Algumas delas são causadas pela nossa própria alimentação como o consumo de álcool, fumo e câncer de estomago.

Sistema Digestivo e Suas Doenças.

Características do sistema digestivo.

O Sistema Digestivo é formado pelo tubo digestivo e suas glândulas anexas, tendo como função obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários para o desenvolvimento e manutenção do organismo. É composto por um conjunto de órgãos como a Boca, faringe, esôfago, estômago, duodeno, intestino delgado, intestino grosso e ânus. Que tem por função a realização da digestão, triturando os alimentos necessários para o nosso corpo e o que não é aproveitado é descartado pela urina e fezes. Para o sistema digestório funcionar bem pede-se que todos os órgãos funcionem iguais, quando isso não acontece é onde algumas doenças aparecem.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aparelho_digestivo

Doenças do Sistema Digestivo.

Apêndice: É uma pequena bolsa presa ao inicio do intestino grosso. A apendicite é a inflamação do apêndice, geralmente ocorre quando há um fechamento deste local, bloqueado por fezes ou, raramente, um tumor. Causando um aumento da pressão, problemas no fluxo sanguíneo e inflamação.

Infecções intestinais: Essas infecções são doenças causadas pela ingestão de alimentos e água contaminada, como a giardíase, Salmonela , vírus hepatite A entre outros parasitos e amebas. Se instalam no intestino causando fortes dores abdominais intensas, diarreia e febre.

Diarréia: Infestação de vírus, bactérias ou parasitas. Consiste no aumento do numero de evacuações, presença de fezes amolecidas ou até liquidas. Tendo como complicação a presença da desidratação pela perda de água e nutrientes que não são absorvidos no intestino grosso.

Câncer de colo intestinal: Acontece devido a ingestão de alimentos pobre em fibras em um longo período. Na falta de fibras, o peristaltismo é mais lento, a mucosa intestinal fica mais tempo em contato com eventuais substâncias cancerígenas presentes nos alimentos.

Faringite: Faringite ou dor de garganta, é desconforto, dor ou coceira na garganta. É causada pela inflamação da faringe, que é a parte posterior da garganta. A maior parte das dores de garganta é causada por uma infecção viral, como um resfriado ou gripe. Algumas viroses podem provocar tipos específicos de dor de garganta, como infecção por Coxsackie ou mononucleose.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com