TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Digestivo

Trabalho Universitário: Sistema Digestivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 2

Sistema encarregado de captar os diversos elementos nutritivos presentes nos alimentos, necessários à sobrevivência e funcionamento das numerosas células do organismo.

A partir da boca os alimentos sofrem um processo de transformação: são triturados, amassados, misturados com diversas secreções, sendo transformados na passagem pelo tubo digestório,. As moléculas de proteínas, polissacarídeos e gorduras vão sendo fragmentadas até que estejam em condições de ser absorvidas através da parede do trato digestório.

Glândulas digestivas. As salivares estão formadas por 3 pares: As parótidas, (cuja inflamação origina a caxumba), as sublinguais, e as submaxilares. As glândulas que exercem sua função no estômago secretam o suco gástrico, que contém ácido clorídrico. O fígado secreta a bílis (intervém na digestão das gorduras). O pâncreas, segrega o suco pancreático (digestão das gorduras, das féculas e das albuminas). Além disto, existem milhões de glândulas intestinais que segregam o suco entérico, cujos fermentos acabam a digestão dos alimentos.Língua: o doce na ponta, o ácido na ponta e nas bordas; e o salgado em toda a superfície.

A boca é uma cavidade que desempenha função ativa na digestão: abertura superior do tubo digestivo (porta de entrada dos alimentos), é também a sede da mastigação e da insalivação que, triturando e agregando os alimentos (e em parte transformando-os quimicamente), iniciam a digestão. A recomendação de mastigar lentamente e de não engolir rapidamente os alimentos tem fundamento fisiológico: enquanto são mastigados, vão entrando em contato com uma secreção digestiva: a saliva.

Saliva: composta basicamente de água, muco e enzima. A água proporciona uma fluidificação no alimento; o muco proporciona uma lubrificação, amacia o alimento e, com isso, facilita consideravelmente sua deglutição; e a enzima presente na saliva é a ptialina, também conhecida como amilase salivar, que inicia o processo de digestão dos carboidratos. A secreção salivar é controlada pelos núcleos salivatórios, localizados no tronco cerebral, e não é estimulada apenas pelo contato do alimento com a mucosa bucal, um simples pensamento a respeito de um desejado alimento, o seu aroma ou a visão do mesmo já estimula a secreção da saliva. É a fase da denominada fase psíquica. Outra fase é a fase gustativa, estimulada pelo contato do alimento na mucosa bucal, enquanto degustado. A terceira fase (fase gastrintestinal) ocorre durante a permanência do alimento no estômago e no intestino. Nesta fase, a saliva continua sendo produzida e – deglutida - continua atuando na digestão dos carboidratos.

Ao serem devidamente mastigados e recebendo os efeitos da saliva, os alimentos passam a apresentar condições satisfatórias para serem deglutidos. Com a ajuda da língua são empurrados para a região posterior da boca e, no contato com a mucosa nesta região, algumas terminações nervosas são excitadas, levando estímulos ao centro da deglutição, no tronco cerebral, que executa, por sua vez, o reflexo da deglutição. Os alimentos são, então, empurrados para um outro segmento do tubo digestório: o esôfago.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com